• Unesc firma parceria com Núcleo Extensionista Rondon

    Convênio foi assinado em reunião com a reitoria nesta segunda-feira

Unesc firma parceria com Núcleo Extensionista Rondon

11 Jul, 2017 14:04:27 - Educação

Criciúma (SC)

Um grupo de 14 estudantes da Unesc vai participar da operação “Caminhos do Sul”, do Núcleo Extensionistas Rondon, da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Eles farão parte da turma de 300 alunos de outras 15 universidades parceiras a visitar 22 municípios de Santa Catarina. Os universitários irão até as comunidades para fazer oficinas sobre temas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.

O convênio foi assinado pela reitoria da Unesc na tarde desta segunda-feira. Segundo a reitora, Luciane Ceretta, o projeto vai ao encontro da missão da Instituição. “Nós estamos muito felizes com essa parceria, ela compõe a essência da Unesc como Universidade Comunitária. A experiência extensionista é transformadora, e contribui para a formação do aluno não apenas como profissional, mas sim, como cidadão”, ressaltou.

O coordenador do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, Afredo Balduíno Santos, afirmou que a experiência com o projeto desenvolve grandes mudanças entre os estudantes. “O contato com o conhecimento popular faz os futuros profissionais repensarem seus caminhos. Eles voltam com outro olhar, mudam a forma de tratar as pessoas. Além disso, o projeto é interdisciplinar, e faz com que os alunos conheçam e aprendam a valorizar as áreas de seus colegas parceiros”, comentou.

Também participaram da reunião, o vice-reitor Daniel Preve, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Rubem Klegues Montedo, a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, o professor do curso de Odontologia da Unesc, Diego Anselmi Pires e o consultor do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, Antonio Carlos dos Anjos Filho, acompanhado do bolsista Maicon Vinicius Ritter.

Caminhos do Sul

A operação inicia em Paulo Lopes, e segue para os municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Saiba mais

Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o Núcleo Extensionista Rondon da Udesc já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas, em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina. O núcleo possibilita o intercâmbio de estudantes e busca contribuir para o desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre universidade e sociedade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE