• Unesc e Extremo Sul Catarinense comemoram um ano de protagonismo

    Presença da Universidade no Vale de Araranguá deu origem a um projeto amb

Unesc e Extremo Sul Catarinense comemoram um ano de protagonismo

06 Mai, 2020 18:13:56 - Educação

Araranguá (SC)

Há exato um ano, no dia 7 de maio de 2019, a Unesc expandiu sua atuação e se fez ainda mais presente no Extremo Sul de Santa Catarina. O projeto, logo percebido como um potencial de uma parceria entre Universidade e Weber Empreendimentos, iniciou com o produto Unesc Virtual e hoje almeja uma ambiciosa Cidade Universitária em Araranguá: um bairro completo, planejado a partir de tendências mundiais, para oferecer uma experiência de excelência em ensino e qualidade de vida, resultando no desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural.

Enquanto os olhares estão no futuro, a Instituição, presente momentaneamente na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 2320, do bairro Divineia de Araranguá, já impacta a vida de quase cem mil pessoas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão Universitária. “A Unesc, há um ano, se aproxima de nosso querido Extremo Sul, expandido sua atuação e atendendo a todos os municípios da Amesc, de modo mais próximo. Estamos com muitos projetos em andamento, todos comprometidos com o crescimento da região. Hoje vivemos tempos desafiadores, que não estavam planejados. Mas estamos certos que logo estaremos com nossas atividades novamente em franco desenvolvimento e finalmente com um portfólio completo de cursos", vislumbra a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Os primeiros 365 dias da Unesc em Araranguá, para o prefeito da cidade, Mariano Mazzuco, são motivos de comemoração e orgulho para a região. “A Universidade proporciona que nossas pessoas possam adquirir mais conhecimento, ter melhores oportunidades de emprego e conquistar a valorização pessoal e profissional. Não podemos deixar de destacar que a Unesc, ao se colocar no nosso município, traz a certeza da inovação nas diversas áreas do conhecimento”, destaca o líder da gestão municipal.

Os alunos que chegam à Unesc Araranguá deparam-se com uma estrutura a altura de duas instituições como a Universidade e a Weber Empreendimentos. Projetados pela arquiteta Laise Volpato, os ambientes para o início dessa trajetória contam com todo o cuidado e carinho que os estudantes merecem e também com uma exposição permanente e exclusiva do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com foco em animais da mata atlântica.

Além do espaço físico, as ações da gestão universitária já chamam a atenção. Somando-se as atividades do ensino, o local foi ponto de encontro para outros 16 eventos de grande popularidade na região, com foco no desenvolvimento socioeconômico local. “Ao chegar nesta região, muito bem recebidos por toda a sociedade, a Unesc assumiu a responsabilidade do protagonismo e trouxe ao Extremo Sul toda sua expertise em ensino, pesquisa e extensão. Assim ela fez em seus 52 anos de história e continuará construindo ao longo dos anos que estão por vir”, garante a coordenadora da Unidade, Izabel Regina de Souza

Atuação assertiva em momentos excepcionais

As palavras da gestora são reafirmadas em atitudes. Há sete meses o NE (Núcleo de Empreendedorismo) da Unesc chegou à Unidade, oferecendo capacitações e suportes para os empreendedores da região fortalecerem seu negócio. Os cases do Programa, Mentoring e Plano de 60 dias, já considerados um sucesso, se adaptaram nesta pandemia. Ideias foram ressignificadas por meio das ferramentas tecnológicas e deram origem ao Pipocando Empreendedorismo e o Mentoring virtual. O empreendedor Matheus Baltazar foi um dos selecionados para participar da atividade e, no dia 15 de abril, vivenciou de uma forma diferente o primeiro contato com a iniciativa. “Muitas vezes tentamos encontrar técnicas, metodologias ou modelos para iniciar um projeto. A professora acabou nos apresentando um ferramenta simples, mas muito eficaz de resolução aos desafios”, enaltece.

🎧 Podcast | Pipocando Empreendedorismo: experiências são compartilhadas de forma digital. CLIQUE AQU para escutar.

Uma ambiciosa cidade do futuro

Em construção, o projeto inovador Cidade Universitária contempla uma área de 327 mil metros quadrados, com um total de R$ 60 milhões em investimento. As obras no local estão adiantadas, com nível de conclusão em 80%, tendo sua inauguração programada para o segundo semestre de 2020. O futuro campus da Unesc no bairro contará com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, a distância e híbridos, possibilidade que integra aulas online e presenciais. Em local privilegiado, há 800 metros do acesso à BR-101, a Cidade Universitária terá capacidade de ocupação de mais de 15 mil pessoas, com espaço para a construção de três mil imóveis.

Para tirar o empreendimento do papel, uma atenção especial ao bem-estar e a qualidade de vida fazem parte do conceito, possibilitando que os moradores da localidade tenham tudo o que precisam no próprio bairro. "Nossa parceria com a Weber Empreendimento hoje se consolida e se ampliará nos anos vindouros com a nova sede. Somos muito gratos a Araranguá pela linda acolhida", conclui a reitora.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal