• Unesc dialoga com presidente e lideranças da Fiesc

Unesc dialoga com presidente e lideranças da Fiesc

14 Mar, 2019 13:53:07 - Educação

Criciúma (SC)

O presidente Mario Cezar de Aguiar e os principais executivos Sul Catarinenses da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) estiveram na Unesc na manhã desta quinta-feira (14/3) para falar sobre educação, tecnologia, inovações e possíveis parcerias. As lideranças da Federação foram acolhidas na reitoria da Universidade pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta, pelo vice-reitor, Daniel Preve, e pelos pró-reitores, coordenadores e professores da Instituição Comunitária.

Para a reitora, a vinda da diretoria à Universidade e ao Sul de Santa Catarina aproxima instituições e resultará em iniciativas positivas para a região. Luciane também destaca a visita como um marco importante na retomada da educação. “Momentos assim levam nossa Universidade para além de seus muros e oportunizam trocas valiosas. A importância desta conversa se destaca, já que vivemos uma retomada na valorização do ensino profissional e sabemos que a Unesc pode seguir contribuindo para o desenvolvimento catarinense”, afirma a reitora.

Durante a conversa, Mario Cezar de Aguiar conheceu o campus universitário e o Iparque (Parque Científico Tecnológico). O presidente também apresentou suas perspectivas para a gestão frente à Fiesc e a valorização das Universidades. “Em 10 de agosto, assumi a Federação com alguns objetivos. Um deles é pensar no trabalhador. O cidadão de Santa Catarina é empreendedor, luta dia após dia por seus objetivos e é referência no Brasil e no mundo. Por isso devemos dar sua devida importância, capacitá-lo e possibilitar seu crescimento. Para conquistar este objetivo, identificamos a oportunidade nas universidades e na educação, aproximando instituições como a Unesc com a indústria e promovendo qualidade de ensino e de vida”, destaca Aguiar.

Futuro

Concretizando a iniciativa, Luciane entregou um termo de compromisso aos executivos da Federação. O documento oficializa os interesses de trabalhos em conjunto, em prol da comunidade. Segundo o vice-presidente Regional Sul, Diomício Vidal, o ato reafirma a parceria que já é realizada há mais de 30 anos. “Sempre mantivemos parcerias que vislumbraram soluções para temas recorrentes do Sul Catarinense”, destaca.

Tema também abordado no termo, a Unesc será representada a nível estadual e seus serviços e suas contribuições ao desenvolvimento regional serão tema em reuniões da Federação. “A Universidade tem muito a contribuir, mas também muito a apender. Queremos levar nossa região e seu potencial a um novo patamar, ampliando nossas ações e possibilidades”, frisa Luciane.

A carta foi passada das mãos da reitora ao presidente da Federação, que avaliou a iniciativa como positiva e de grande importância para o objetivo da visita. “Acredito que podemos avançar ainda mais no assunto da educação profissional. Por isso estamos na Unesc. Aqui vislumbramos um campo de possibilidades e avanços”, afirma. O presidente também foi convidado a participar da palestra com o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, engenheiro, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes. O evento está pré-agendado para o dia 28 de março.

Na oportunidade, Aguiar também se prontificou a participar do Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior, realizado na Universidade. Em nome da Unesc, também participaram do encontro a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego; a gerente de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin; a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; a coordenadora da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, Izabel Regina de Souza; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; o diretor do Iparque, Fernando Marco Bertan; o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas; a coordenadora do Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), Ana Sofia Schuster e o professor e pesquisador da Universidade Elídio Angioletto.

Além de Aguiar e Vidal, a Federação foi representada pelas gerentes de operações do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Graziela da Silva Branco e Márcia Adriana Pelepek Teixeira, e pelo superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira.

A vinda ao Sul

De 12 a 15 de março, as lideranças do Fiesc estão instaladas na região. A programação conta com diálogos em Braço do Norte, Capivari de Baixo, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews