• Unesc amplia atuação com lançamento do Programa Território Paulo Freire 2

    Projetos serão desenvolvidos entre março de 2021 e fevereiro de 2023 em oito bairros de Criciúma (SC)

Unesc amplia atuação com lançamento do Programa Território Paulo Freire 2

31 Out, 2020 21:56:44 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc tem uma ótima notícia para seus alunos, professores e a comunidade em seu entorno. Foi lançado nesta quinta (29/10), o edital para a inscrição de projetos para o Programa Território Paulo Freire 2 – Pinheirinho Universitário, que tenham inserção na realidade social e estimulem o envolvimento acadêmico na discussão e encaminhamentos das demandas da comunidade.

As atividades ocorrerão nos bairros Boa Vista, Jardim Angélica, Milanese, Paraíso, Santa Augusta, Tereza Cristina, Pinheirinho e Universitário. Os acadêmicos participantes dos projetos poderão receber bolsas de auxílio.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, lembra que há seis anos a Universidade desenvolve o programa de extensão Território Paulo Freire, na chamada Grande Santa Luzia e para 2021, irá ampliar ainda mais a capilaridade das ações comunitárias no entorno da Instituição. “Vamos abraçar o grande território dos bairros Pinheirinho e Universitário. A extensão é um mecanismo que qualifica o processo de formação em uma universidade comunitária como a nossa”, afirma.

O edital irá contemplar oito projetos envolvendo diversos cursos da Unesc, nos quais atuarão professores, estudantes bolsistas e voluntários de maneira interdisciplinar. As iniciativas atuarão nas áreas de “Ambiente e Cidadania”; “Cultura, Esporte e Lazer’; “Habitação Social’; “Economia Solidária”; “Saúde Coletiva”; “Empreendedorismo e Finanças”; “Direitos Humanos e Cidadania”; “Envelhecimento”; “Inclusão Digital e Acesso à Informação”; “Políticas Públicas e Desenvolvimento de Lideranças” e “Formação Docente e Discente”.

Entre os objetivos do Território Paulo Freire 2, segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, estão: promover atividades de extensão com compromisso socioambiental, cultural, ético, afetivo, econômico, técnico e científico; estimular atividades relacionadas à socialização do conhecimento; promover a interdisciplinaridade por meio de propostas que articulem as áreas do conhecimento e possibilitar a elaboração e o desenvolvimento de projetos na perspectiva Freireana que oportunizem o empoderamento da comunidade.

“Por meio da missão institucional da Unesc em realizar ações que vão ao encontro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e sua implicação no desenvolvimento social e econômico da região, abraçamos mais bairros. É uma forma de contribuirmos e fortalecermos ainda mais o entorno da Instituição, oportunizando momentos de aprendizado significativos aos acadêmicos e a transformação de cenários”. 

Além do Programa Território Paulo Freire 2, a Universidade está com editais abertos para a inscrição de projetos de alunos e professores para o Programa Território Paulo Freire 1 (Grande Santa Luzia) e por área do conhecimento. Ao todo, os três editais irão contemplar 68 projetos, com possibilidade de 136 bolsas para os acadêmicos.

Para ter mais informações sobre o edital do Programa Território Paulo Freire 2: ACESSE AQUI.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE