• Unesc 52 anos: experiências compartilhadas de saúde mental em tempo de pandemia

Unesc 52 anos: experiências compartilhadas de saúde mental em tempo de pandemia

25 Jun, 2020 08:51:48 - Educação

Criciúma (SC)

Quais os impactos da pandemia sobre a vida e o comportamento da sociedade? O questionamento foi feito pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e respondido no webinar de encerramento desta quarta-feira (24/6), terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc. “Vivemos tempos desafiadores, e que também são momentos de oportunidades para o autoconhecimento e reflexões sobre o cenário em que vivemos.  A nossa Universidade, que comemora mais um ano, é o resultado do trabalho de muitas pessoas, e do apoio da comunidade de nossa região. Por isso, hoje abordaremos uma temática pertinente para o contexto atual, quando a humanidade deve ser ressaltada, para que possamos manter vivos os nossos valores”, enfatizou a reitora.

Para responder este e outros questionamentos de relevância social, a palavra principal da noite ficou por conta da economista e mestre em Psicanálise de Consumo, Francine Mendes de Souza, e do economista Nilson Olívio. Entre os assuntos abordados estiveram o respeito e amor ao próximo, cenário pandêmico, inovação, autoconhecimento, sociedade, relações, e em destaque a resiliência. “Ninguém esperava passar por nada disso. As vidas de muitas pessoas mudaram. Para passar por tudo isso, é preciso fazer três perguntas a si mesmo: porque não comigo? Qual é a minha capacidade de solucionar estes problemas? e no que eu acredito? Responder estes três pontos é o início de uma reflexão saudável sobre si, no agora e para o futuro”, afirma Francine.

Mediador da noite, o coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manuel Menegali, lembrou que o primeiro caso diagnosticado de coronavírus no Brasil completa 104 dias nesta data, e carrega consigo aspectos muitas vezes invisíveis. “Vivemos uma situação ímpar na história da humanidade. Estamos lidando com algo que não tem precedente para muitos de nós, sendo comparado até a guerras. Sabemos que isso vai passar, porém deixará marcas em cada um de nós. São estes impactos colocamos em diálogo, com visões originadas de diversas áreas do conhecimento”, frisou.

Também esteve presentes no debate o publicitário e coordenador da Sala dos Municípios da Universidade, Dorvanil Vieira.

Programação das comemorações pelos 52 anos da Unesc

Coronavírus, saúde mental, educação, inovação, arte, cultura e muitos outros assuntos estão sendo debatidos ao longo da semana de aniversário da Unesc. Todos os eventos são gratuitos e podem ser assistidos no canal da Unesc TV no You Tube.

Para acessar a programação CLIQUE AQUI.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança