• Uma escola que estimula valores desde a infância

    Atividades voltadas à humanização são constantes no Ensino Infantil da Satc

Uma escola que estimula valores desde a infância

10 Jan, 2019 10:29:06 - Educação

Criciúma (SC)

O lúdico é sempre uma excelente ferramenta para o processo de aprendizagem dos alunos. Por isso, elaborar atividades que estimulem a criatividade e o convício com a coletividade são de extrema importância na infância.

É com foco em valores para a vida, que o Ensino Infantil da Satc se pauta diariamente. “Nossos trabalhos, nossos projetos, trabalham muito com valores e como acolher as diferenças. Somos uma escola que educa para a vida e quem passa por aqui tem este sentimento”, frisou a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Temáticas sobre respeito e cidadania estão sempre ligadas às práticas do colégio. Um exemplo disso, são os cartazes sobre as diferenças nos corredores do Ensino Infantil. Por lá, deficiência, raça e cor da pele fazem parte do debate com os pequenos.

Maria Flor Coelho Locatelli Tabile, de 4 anos, entendeu bem a importância do respeito ao próximo. “A gente precisa cuidar e respeitar todo mundo. E também tem que sempre pedir desculpas”, lembrou a aluna.

O Ensino Infantil da Satc atende alunos de três a cinco anos. Conforme a coordenadora Izabel Cristina De Brida, a aposta é numa proposta pedagógica diferenciada, não apenas voltada ao estudante, mas que envolva a família.

“Nunca trabalhamos só a criança, ações são pensadas para os pais, envolvendo a família no todo. Nossa intenção é contribuir para a formação dos pequenos, estimulando a consciência e os bons exemplos para que eles se tornem pessoas boas”, ressalta a coordenadora da educação infantil Izabel Cristina De Brida.

Imaginação transformada em arte

Como forma de despertar também o lado criativo, a Educação Infantil Satc disponibiliza aula de técnicas de cerâmica. Ministradas pelo professor Josimar da Cruz, o objetivo é transformar a imaginação em arte.

“Algumas ideias são colocadas para os alunos, e eles criam de tudo. A imaginação deles é muito fértil e aqui eles colocam em dimensões reais o que pensam,  mas com a mão na massa mesmo”, brincou o professor de cerâmica.

O processo é iniciado com a modelagem na argila, secagem, forno e pintura. “Eles aprendem as técnicas de forma recreativa a partir de uma proposta, tendo a liberdade de fazer do jeito que quiserem, e depois podem levar tudo para casa”, diz o professor.

Gratidão desde cedo

Agradecer também faz parte do dia a dia dos pequenos. Como muitos passam período integral na escola, músicas lúdicas com canções de agradecimento entre as refeições já são tradição.

“Em silêncio eu junto às minhas mãozinhas, dentro dela eu faço minha oração: Papai do céu, obrigada pelo meu lanchinho gostoso", diz o trecho da cantiga que encerra com um “Bom apetite, pode comer”.

Segundo a professora da educação infantil Giovana Pagani Daleffe, o momento antes das refeições visa promover uma reflexão sobre a gratidão pelo alimento e, claro, acalmá-los para que tudo ocorra com organização. “Assim é possível utilizar hábitos saudáveis e com responsabilidade para o uso dos utensílios, higiene do ambiente, entre outros aspectos”, lembrou.

O Colégio Satc segue com matrículas abertas até o início das aulas, dia 18 de fevereiro. Para quem já é aluno Satc o procedimento pode ser realizado via site. Já para os novos, é preciso ir à secretaria da Satc para a entrega de documentos. Informações no telefone 3431 7502 ou 3431 7503.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE