• Um grande homem, uma grande história de vida!

Um grande homem, uma grande história de vida!

18 Ago, 2016 10:11:31 - Segurança

Araranguá (SC)

Ele serviu na Polícia Militar de Araranguá desde 1993, conhecendo a região da AMESC de forma minuciosa. Agora o tenente-coronel Antônio Carlos Mota Machado está deixando o 19º BPM após essas duas décadas de serviços prestados à sociedade do extremo sul catarinense.

O tenente-coronel Antônio é natural de Turvo-SC, está na Polícia Militar de Santa Catarina há 26 anos e possui um currículo exemplar, além de muita experiência na segurança pública.

Na juventude, estudou no colégio militar Feliciano Nunes Pires, e em seguida ingressou no Curso de Formação de Oficiais, atual Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis. Após a formação, foi transferido para a cidade de Tubarão, onde teve uma breve passagem. Permaneceu no Batalhão de Criciúma por três anos, foi comandante de Pelotão em Sombrio durante dois anos e serve em Araranguá há mais de 20 anos.

Já no auge da carreira, em 2014, como tenente-coronel, assumiu a função de comandante do 19º BPM de Araranguá, que abrange toda a área dos 15 municípios do extremo sul de Santa Catarina, denominada AMESC. Deixará essa função na manhã de quinta-feira, 18 de agosto de 2016, ocasião em que passará o comando do 19º BPM ao tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade.

Na formação acadêmica, o comandante Antônio possui dois cursos superiores, sendo Bacharel em Segurança Pública e em Direito. Também possui pós-graduação na modalidade de Especialização em Administração de Segurança Pública.

Na área da segurança pública possui formação nos seguinte cursos: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso de Capacitação Implantação Programa Qualidade Total na PMSC, Treinamento de Capacitação Agente Multiplicador de Segurança Interativa, Treinamento de Proteção ao Conhecimento das Informações, Treinamento de habilitação ao uso de fuzil IMBEL MD 97 cal. 5,56x45mm, Espingarda Franchi modelo SPAS15 cal.12, Carabina semi-automática CT-40 e Pistola Taurus cal. 40.

Na Polícia Militar ele foi instrutor de Legislação Institucional. Além disso, exerceu diversas outras funções importantes na corporação. Durante sua carreira de autoridade policial, Coronel Antônio foi agraciado com dezenas de elogios concedidos por seus superiores e registrados em sua ficha funcional. Dentre eles, destaca-se a captura dos três assaltantes do Banco Itaú em Araranguá e os esforços despendidos quando das cheias na cidade. 

Além disso, foi condecorado com as seguintes medalhas:
-bronze 10 anos de serviço;
-prata 20 anos de serviço;
-brasões de mérito pessoal de 3ª, 2ª e 1ª categoria;
-medalha “Centenário do Coronel Lara Ribas”;
-medalha dos 170 anos da Polícia Militar.

Nas horas de folga gosta de viajar. Tem preferência por praias, mas também gosta do campo.
É casado há 20 anos com Jaqueline Daros Machado, com quem tem dois filhos: Rafaela Daros Machado e Vinícius Daros Machado.

Sobre sua despedida do 19º BPM, relata: “Agradeço a todos os Policiais do 19º BPM pelo período em que aqui servi e comandei. Aqui encontrei um grupo de homens destemidos, corajosos e engajados nas ações de policiamento. Estou convicto, ao afirmar que vocês são o que a Policia Militar deseja - homens e mulheres, leais, valorosos, dotados de espírito comunitário e dedicados a causa policial militar. Mantenham a fé na crença de que esta é a melhor maneira de cumprirmos o nosso sagrado dever para com a sociedade.”

Conhecido há mais de duas décadas e colega de profissão, o 1º sargento Ronaldo da Rosa, declarou: “Grande homem, grande pessoa, oficial que com a sua humildade, sempre tratou seus subordinados com muito respeito, e a tropa passou a respeitá-lo e admirá-lo da mesma forma. Oriundo de uma família humilde, filho de um cabo PM, quem o conheceu como 2º tenente, galgando seus degraus na carreira militar e chegando ao posto de tenente-coronel, sabe que sua trajetória neste batalhão foi marcada por respeito, amizade e humildade, o que lhe transformou numa pessoa admirada por todos.”

O tenente coronel Cristian Dimitri Andrade, atual subcomandante do 19º BPM, relata a respeito do seu comandante, o tenente-coronel Antônio: "O conheço desde dezembro de 1995 quando vim servir como aspirante-a-oficial no 9º BPM em Criciúma, ocasião em que o mesmo ocupava o posto de tenente. Realizou quase a totalidade de sua missão como oficial no Vale do Araranguá, passando por todos os postos de sua vibrante carreira. Pai de família exemplar e oficial de conduta ilibada. Profissional ético e agregador. 

Se mostrou um verdadeiro líder, cativando os seus subordinados através do exemplo. No momento em que se despede do comando desta Unidade, devido a sua transferência para a 6ª Região de Polícia Militar, onde passará a exercer as suas funções como Chefe do Estado Maior, assessorando diretamente o Coronel Lênio Espíndola, comandante Regional. Para mim e meus companheiros do 19º Batalhão, foi um prazer e um enorme privilégio poder integrar a sua equipe de trabalho. O Guardião do Extremo Sul estará sempre de portas abertas para recebê-lo. Vá e vença" !

Os policiais militares do 19º BPM destacam como suas principais virtudes: a competência, honestidade, humildade e a educação no trato com as pessoas. Todos desejam ao tenente-coronel Antônio muito sucesso nas novas funções que desempenhará na sede da 6ª Região de Polícia Militar, e muita paz e felicidade em sua vida.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/POLICIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal