• Um dia de domingo muito legal e aproveitoso pela querida Içara

Um dia de domingo muito legal e aproveitoso pela querida Içara

16 Jun, 2021 12:46:14 - Colunistas

Içara (SC)

E porque era domingo e comemora-se o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, de devoção de muitas pessoas, por ser mais um domingo passando no isolamento social devido ao coronavírus (covid-19), tudo anunciava um dia muito igual a tantos outros que estamos passando em nosso distanciamento social.

Então meu marido (Jorgemar Fernandes) convidou-me a fazer um tuor (passeio) pelas comunidades litorâneas. Uma ideia que me surpreendeu, e que acatei na hora, movida pela necessidade de sair à rua.

Assim, depois da missa, na capela da localidade de Sanga Funda, em Içara (SC), celebrada pelo padre Lucas Fernandes Bombazar, seguimos pelas saudosas e conhecidas rodovias. Da SC-445, pegamos o desvio em Pedreiras, rumo à Urussanga Velha. Observei como o povoado de Pedreiras cresceu desde a minha última visita. Há mais casas e propriedades. Havia também mais pessoas nas ruas aproveitando a tarde ensolarada. Tudo estava legal, e talvez as minhas saudades coloria o povoado com belas cores.

Entramos em Terra Firme, passamos por Urussanga Velha, onde visitamos o monumento dos 500 anos de descobrimento do Brasil. E instintivamente, lembrei-me dos sesmeiros que habitaram aquele velho povoado. E como é o Dia dedicado a Santo Antônio, o santo casamenteiro, lembrei-me das recordações das pessoas idosas que viveram em um tempo bem diferente de nosso tempo. Um tempo em que se festejava Santo Antônio com festas e muitos quitutes especiais. Uma atração ao gosto da cultura de nossos ancestrais .

Ali no adro da igreja de São Sebastião, na semana que antecedia ao dia de Santo Antônio, erguia-se o mastro todo enfeitado com flores, colocava-se a bandeira de Santo Antônio de Lisboa e fazia-se a cantoria em louvor ao Santo:

Olha o pano do Santo no mastro; miradô....Miradô....

Pra alegrar a nossa devoção; miradô.... miradô,

Olha aqui nós juntos de novo; miradô.....miradô.

Pra alegrar nosso santo São João; miadô......miradô.

E a cantoria continuava até que todas as flores fossem arrancadas por uma moça, que buscava um moço para futuro compromisso de casamento ou mesmo um rapaz casamenteiro.

Depois o tempo passou e a vila foi sendo despovoada. As moças casavam e acompanhavam os maridos que, geralmente iam trabalhar e morar na vila operária da Mineração Geral do Brasil, hoje Bairro Aurora. E por lá foram ficando e levando sempre mais e mais de Urussanga Velha. Do alto eu olhava as casas espalhadas ao pé do morro da igreja e imaginava como era a vida naquela época.

E como estou compilando minhas entrevistas de pesquisa de campo sei que não há mais como me encontrar com as pessoas entrevistadas. Já eram pessoas idosas e foram dormir o sono da eternidade. E isso aguça mais ainda as minhas saudades.

E na tarde de domingo, continuamos a nossa visita por aí a fora sem um destino de chegada, mas com muitas saudades despertadas em minhas reminiscências.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE