• UFSC, IFSC e UAB monopolizam atenção na sessão

UFSC, IFSC e UAB monopolizam atenção na sessão

18 Ago, 2016 10:35:03 - Política

Araranguá (SC)

Na quadragésima segunda sessão ordinária do ano, a pauta da Câmara Municipal teve a apresentação de três propostas e a aprovação de cinco matérias. A reunião realizada na noite dessa quarta-feira, dia 17, encerrou o calendário legislativo de agosto. A próxima sessão será promovida no dia 5 de setembro.

Confira as proposituras contidas na ordem do dia:

INOVAÇÃO – Debatido e aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 4/2016, de autoria do Executivo Municipal que autoriza a criação da Fundação de Empreendedorismo e Inovação do Vale do Araranguá – Fundação Criar. Pela posposta, essa fundação funcionará por meio da colaboração com organismos da sociedade civil organizada, instituições de ensino técnico, tecnológico e superior existentes em Araranguá. Unidos e de forma estratégica estas entidades incrementarão a economia, o patrimônio científico, técnico e tecnológico n campo da prática e através de empreendimentos inovadores.

UTILIDADE PÚBLICA - O Projeto de Lei 32/2016, que reconhece de utilidade pública a Associação dos Criadores Araranguaenses de Pássaros (ACAP) recebeu aprovação unânime. Essa matéria foi encaminhada pelo vereador Luiz Djalma Marcelino, Luiz do Bailão (PDT). Presentes na sessão, integrantes da associação comemoraram o reconhecimento dos legisladores. ACAP é presidida por Ademir Réus e tem Anaor Silvano Inácio (vice-presidente), e Luiz Carlos Fernandes (tesoureiro). A entidade não possui finalidade lucrativa. Além disso, proporciona a integração dos adeptos desse hobby, que inscrevem e participam com seus pássaros de treinos e torneios de cantos. 

ENTULHOS – Foi aprovada indicação do vereador Lourival João, Cabo Loro (PSD) para que a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, providencie a remoção dos entulhos depositados em meio ao passeio público, na rua Salvato Paladine, em frente à quadra de areia utilizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Nova Divinéia. Depositado em local indevido, essa material (sobras de tijolos, telas, cimento e areia) impossibilita o deslocamento dos pedestres, podendo ocasionar acidentes e prejudica o visual urbanístico.

TRÂNSITO – O vereador Jacinto Dassoler reiterou que o Poder Público Municipal deve providenciar a implantação de uma rotatória de trânsito na esquina da avenida Capitão Pedro Fernandes com a rua Caetano Lummertz, em frente à Secretaria de Educação, no Centro.

ACESSIBILIDADE – Por meio de indicação, o vereador Ozair da Silva, Banha (PT) solicita que a prefeitura providencie, em frente ao Teatro Professora Célia Belizária de Souza, a reserva de vagas para estacionamento de deficientes físicos e respectiva sinalização. O teatro fica situado na avenida Capitão Pedro Fernandes, esquina com avenida Coronel João Fernandes, em frente ao Conselho Tutelar e ao lado da Escola Estadual de Araranguá, no Centro.

PROPOSTAS APRESENTADAS:

Durante a sessão também foram apresentadas três proposituras, que serão encaminhadas para análise das comissões internas antes de serem submetidas a votação.
UFSC – Requerimento do vereador Alexandre Rezende Pereira (PPS) solicita que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informe a situação e providencie a contratação de mais professores, além de docentes para ministrar aulas em (Língua Brasileira de Sinais - Libras) e verifique se existe superlotação de estudantes em salas de aula no Campus de Araranguá.

UAB – Indicação formulada pelo vereador Luiz Djalma Marcelino, Luis do Bailão (PDT) solicita que a Secretaria Municipal de Educação e a coordenação do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) informem detalhes sobre o funcionamento da unidade situada na rua Salmi Paladini, no prédio da antiga escola do bairro Divinéia.

A intenção do legislador é saber quais cursos superior são ofertados, a quantidade de estudantes atendidos e se existe perspectiva para o início de inscrições visando candidatar-se à novas vagas. A implantação do Polo da UAB foi uma conquista para Araranguá. De acordo com ele, esse modelo de estudo à distância com apoio de tutores presenciais oferece uma educação pública, gratuita e de qualidade.

IFSC – O vereador Luiz Djalma Marcelino, Luiz do Bailão (PDT) propôs moção de reconhecimento ao IFSC de Araranguá pelo bom desempenho na etapa catarinense de Olimpíada Brasileira de Robótica. No evento realizado no sábado, dia 13, em Blumenau, as duas equipes do Câmpus do IFSC de Araranguá conquistaram a terceira e quarta colocações na categoria Ensino Médio e Técnico. Os alunos foram coordenados pelo professor Werther Serralheiro.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança