Udesc recebe professor internacional para discutir criação de laboratório

22 Set, 2017 16:20:11 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O professor Carlos Roberto De Rolt, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Amauri Bogo, receberam na última terça-feira, 19, o professor Luca Foschini, da Universidade de Bologna (Unibo), da Itália, para discutir a implementação de um laboratório conjunto entre as duas instituições para pesquisas com foco em big data.

O projeto chama-se "Unibo-Udesc joint lab on big data for industry 4.0", e, se aprovado, será formado por pesquisadores de ambas as universidades, além de ter participação de empresas brasileiras e italianas.  A iniciativa será financiada pela Fundação Cultural Ítalo-Brasileira (Fibra), órgão criado pela Embaixada do Brasil em Roma e pela Universidade de Bologna para a promoção da ciência e de pesquisas entre os dois países.

O laboratório será dirigido à produção de pesquisas em Computação e Administração, com foco em big data, termo que significa banco de dados com grande volume de informações, armazenadas sistematicamente e de fácil acesso. Desse modo, seria possível tomar melhores decisões no setor público, por exemplo.

Haverá mais três encontros entre pesquisadores e empresários brasileiros e italianos para colocar em prática o laboratório. O primeiro ocorrerá em dezembro, quando uma comitiva italiana da região de Emília-Romanha, cuja capital é Bologna, virá ao Brasil para discutir a internacionalização de empresas. Os outros dois eventos estão agendados para março e setembro de 2018, na Itália, quando serão discutidos projetos para o desenvolvimento científico conjunto, com o tema "big data e indústria 4.0".

Parceria veio de outro projeto

A parceria entre a Udesc e a Unibo começou a partir da cooperação no projeto Participact Brasil, que visa formar um big data para criar um novo modelo de gerenciamento de áreas urbanas. Gestores públicos poderiam se apoiar em dados aprofundados para legitimar suas decisões na administração de uma cidade. Em junho do ano passado, pesquisadores italianos da Unibo ministraram uma palestra sobre o tema na Udesc. A Universidade de Bologna é a instituição de ensino superior mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1088. Hoje, a instituição ocupa o 188º lugar na lista das melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação QS World University Rankings 2018.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança