Udesc realiza palestra sobre projeto de arte nas prisões

16 Mai, 2018 09:50:25 - Educação

Florianópolis (SC)

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove no dia 24 de maio a palestra "Arte nas Prisões: A experiência do Prison Creative Arts Project (PCAP), da Universidade de Michigan", com a professora Ashley Lucas – docente na universidade americana e coordenadora do projeto. O evento ocorre às 15h, no auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, na Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público.

PCAP – projeto de arte criativa nas prisões – foi fundado em 1990 com o objetivo de levar arte para contextos de privação de liberdade, por meio das artes visuais, dança, música, teatro e literatura. Atualmente, engloba programas acadêmicos e voluntários desenvolvidos pela Universidade de Michigan, incluindo a participação de estudantes, professores, funcionários, voluntários, comunidade, jovens e adultos encarcerados e em programas de recuperação, além de ex-detentos.


Ashley Lucas, ministrante da palestra, é professora de teatro e diretora do PCAP na Universidade de Michigan. Graduada em Estudos de Teatro e Inglês pela Universidade de Yale, é doutora em Estudos Étnicos e Teatro e Drama pela Universidade da Califórnia. Suas atividades de pesquisa e ensino incluem estudos sobre o teatro latinoamericano, teatro e enclausuramento, teatro para a mudança social e assuntos relacionados à atuação, dramaturgia e estudos étnicos.

Troca de experiências e intercâmbio

Neste ano, a Udesc recebe pela terceira vez um grupo de estudantes da Universidade de Michigan, que vêm à universidade catarinense acompanhados da professora Ashley Lucas para troca de experiências com a comunidade acadêmica local.

O grupo de 15 alunos estará na universidade de 21 a 28 de maio, participando de aulas e atividades do curso de Teatro e conhecendo um projeto da Udesc que pretende levar a prática teatral para a Penitenciária Feminina de Florianópolis.

Na passagem por Florianópolis o grupo também visitará a penitenciária feminina, localizada no bairro Trindade, e participará de reunião com o Departamento de Administração Prisional (DEAP) da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Desde 2016 integrantes do projeto realizado na Universidade de Michigan vêm à Udesc por meio de uma parceria com o programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, coordenado pelo professor Vicente Concilio. Em março deste ano,o docente e a estudante Naguissa Takemoto participaram de um intercâmbio na universidade americana, para residência no PCAP.

Serviço:

O QUÊ: Palestra "Arte nas Prisões: A experiência do Prison Creative Arts Project (PCAP), da Universidade de Michigan ", com Ashley Lucas.
QUANDO: 24 de maio, às 15h.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.


TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE