• Udesc realiza mapeamento pedagógico para aprimorar cursos de graduação

Udesc realiza mapeamento pedagógico para aprimorar cursos de graduação

26 Abr, 2018 14:19:11 - Educação

Florianópolis (SC)

Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançaram uma iniciativa para apoiar a melhoria contínua dos cursos de graduação da instituição.

Nomeado "Mapeamento pedagógico dos cursos de graduação", o projeto visa proporcionar, aos gestores e docentes dos cursos, o acompanhamento dos indicadores de qualidade definidos pelos processos avaliativos internos e externos da universidade.

O mapeamento inclui diversas informações relevantes sobre cada curso (veja lista abaixo), com uma série histórica de dados referentes aos últimos cinco anos (de 2013 a 2017).

Panorama geral

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, os indicadores mapeados traçam um panorama geral de cada curso e servirão de subsídio para os núcleos docentes estruturantes (NDEs) avaliarem o que está sendo realizado e proporem ações de melhorias.

"A finalidade é consolidar e dar sustentabilidade aos cursos de graduação da universidade", afirma a pró-reitora. Os documentos foram encaminhados aos diretores de Ensino de Graduação e chefes de departamento de todas as unidades e cursos.

Além do levantamento de dados, o projeto incluiu a criação de um fluxograma de trabalho, para acompanhamento das estratégias dos cursos frente aos pareceres de avaliação emitidos pelas comissões de verificação do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC).

Nos centros, o trabalho envolve a participação dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) e das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).

Ações de melhoria

Entre as potenciais ações de melhoria dos cursos, estão medidas contra a evasão, de atualização dos projetos pedagógicos e para saneamento de pontos frágeis apresentados nos indicadores do curso, quando for o caso.

Os possíveis pontos frágeis incluem os conceitos obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e nos processos de avaliação de curso, para reconhecimento ou renovação de reconhecimento, emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo CEE/SC.

A iniciativa integra o projeto Udesc no Topo, que visa a excelência da universidade, e está alinhada ao Plano de Gestão 2016-2020. Outras ações ligadas à Proen que visam dar maior sustentação ao ensino de graduação são os projetos Licenciaturas e Conexão Udesc.

Informações por curso disponíveis no mapeamento pedagógico:

  • Resolução de autorização/Reconhecimento ou renovação de reconhecimento;
  • Ingresso pelo Vestibular (semestral ou anual);
  • Número de vagas oferecidas;
  • Turno de oferta;
  • Duração do curso;
  • Carga horária total do curso;
  • Conceito no Enade;
  • Conceito atribuído pelo CEE/SC;
  • Índice de matrícula, retenção e evasão por forma de ingresso (vestibular, vestibular por cota e Sisu).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8124.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Secretaria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/7934/8010


Acesse nossas redes sociais:

Facebook / Twitter / Instagram / Whatsapp / Youtube


Mais informações:

Udesc em Números / Udesc no Mapa


TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE