Udesc realiza evento sobre Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

09 Out, 2018 09:18:10 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abrirá suas atividades pelo programa Pacto Universitário em Educação em Direitos Humanos na terça-feira, 9, das 9h às 12h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. O evento terá a presença de dois integrantes do Comitê Central do Ministério da Educação (MEC), responsável pela iniciativa ao lado do Ministério da Justiça (MJ).

Um deles é Rafael Ferrari, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e coordenador-geral substituto da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (Secadi), do MEC.

A outra palestrantes será Rosilene Silva da Costa, consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e professora em estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa na área de educação em direitos humanos na formação de professores.

Sobre a iniciativa

O programa integra o Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos (PNUDH), que promove a educação em direitos humanos no ensino superior.

As universidades que aderem ao pacto se comprometem com a formação aliada à construção da paz, da defesa dos direitos humanos e dos valores da democracia. Além disso, assumem a responsabilidade de gerar conhecimento para atender aos desafios dos direitos humanos, como a redução da pobreza, do preconceito, da discriminação e da superação da violência na sociedade e no âmbito universitário.

A educação em direitos humanos na educação superior deve ser feita de forma transversal e interdisciplinar em todas as esferas, abrangendo ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no 
site do pacto e com a organizadora do evento, professora Jurema Iara Reis Belli, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), pelo e-mail jurema.belli@udesc.br.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews