• Udesc promove Diálogo Ampliado sobre direitos das crianças

    Encontro reúne poder público, organizações civis e pesquisadores

Udesc promove Diálogo Ampliado sobre direitos das crianças

26 Jun, 2018 10:57:10 - Educação

Florianópolis (SC)

Qual é o lugar da criança e do adolescente na agenda política? É do que representantes do poder público e de organizações da sociedade civil ligadas ao tema no 3º Diálogo Ampliado, promovido organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nesta quinta-feira, 28, às 14h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

O debate se dá num momento em que se discute na Capital as políticas públicas para educação e saúde, com a possibilidade de prestação desses serviços municipais por meio da contratação de organizações sociais (OS), em vez de diretamente pelo poder público. O objetivo do evento é estabelecer prioridades e estratégias de ação no atendimento a crianças e adolescentes.

Além de representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de pesquisadores da Udesc, o encontro terá a participação do diretor de estudos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris, França), Daniel Cefai, que falará a partir da perspectiva dos estudos internacionais sobre o tema.

Ações

Os eventos do Diálogo Ampliado (são previstos cinco para este ano) são intercalados com oficinas e encontros de imersão em que as organizações da sociedade civil,  elaboram projetos de ações concretas para enfrentar os desafios discutidos.

Esse trabalho é feito em oficinas do projeto Laboratório de Fortalecimento Institucional (Lafi), coordenado pelo Icom e que funciona de forma complementar ao Diálogo Ampliado. O Lafi prevê a realização de oficinas de capacitação com organizações da sociedade civil voltadas ao tema.

Parcerias

O Diálogo Ampliado, que já teve duas edições este ano, é resultado de uma parceria entre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis – projeto ligado ao grupo de pesquisa Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc – e o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom).

A iniciativa conta ainda com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis (CMDCA) e do Fórum de Políticas Públicas (FPPF). A ideia é coordenar esforços de organizações públicas e da sociedade civil para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Mais informações podem ser obtidas no evento do 3º Diálogo Ampliado no Facebook, com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag, pelo e-mail observa.floripa@gmail.com ou pelo telefone (48) 3664-8283.

Programação do 3º Diálogo Ampliado

14:00 ÀS 14:30 BOAS VINDAS E ABERTURA

- Vereador Afrânio Boppré – Câmara dos Vereadores

- Profa Carolina Andion - Observatório de Inovação Social de Florianópolis/ESAG/UDESC

- Renata Pereira - Instituto Comunitário Grande Florianópolis/ LAFI

- Professor Fábio Napoleão – Pró-Reitor de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina

14:30 ÀS 16:00 MESA DE DIÁLOGO: Qual deve ser o papel da criança e adolescente na agenda política?

- Vereador Mirim

- Representante da PMF

- Brigitte Remor de Souza May - Juiza da Vara da Infância da Infância e Juventude de Florianópolis

- Edelvan Jesus - Presidente do CMDCA

- Representante do Conselho Tutelar

- Professor Daniel Cefai – Diretor de Estudos da EHESS de Paris

16:00 às 16:30

- Diálogo

16:30 às 17:30

- O que podemos fazer para trazer a questão da criança e adolescente para a agenda política?

17:30 às 18:00

- Encerramento

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal