• Udesc lança Livro de Ensino de Graduação com relatos de boas práticas na instituição

Udesc lança Livro de Ensino de Graduação com relatos de boas práticas na instituição

31 Out, 2018 13:12:50 - Educação

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta terça-feira, 30, o primeiro volume do Livro de Ensino de Graduação, com 21 relatos de boas práticas desenvolvidas por professores da instituição. Acesse a versão digital.

A publicação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com apoio da Editora e da Secretaria de Comunicação (Secom).

Com 50 páginas, o livro contempla resumos de docentes e discentes da universidade sobre temas diversos, como inclusão pedagógica, inovação tecnológica, avaliação de disciplinas, formação docente, estágio curricular supervisionado, inteligência computacional, práticas de ensino e egressos, entre outros.

Alguns relatos têm relação direta com iniciativas da Proen, como os programas Núcleo Docente Estruturante (NDE), de Monitoria e de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Trabalho contínuo e coletivo 

Para a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, a obra concretiza um trabalho contínuo e coletivo, realizado por meio da parceria com o Colegiado de Diretores de Ensino de Graduação da instituição.

"Atenta aos desafios do ensino superior e à importância da valorização do ensino de graduação, a Udesc vem implementando programas, projetos e editais institucionais com a finalidade de fomentar e oportunizar a execução de práticas exitosas incorporadas no cotidiano dos docentes e discentes", afirma a professora.

Segundo a pró-reitora, a coleção terá periodicidade anual e o volume inaugural conta com uma tiragem impressa de 300 exemplares, que será distribuída aos centros. 

Política de Formação Continuada 

O lançamento do livro ocorreu durante o encontro de formação continuada, o quarto e último deste ano, realizado no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.  O reitor, Marcus Tomasi, prestigiou a abertura do evento.   

O encontro também contou com a apresentação da proposta sobre a Política de Formação Continuada da Udesc, elaborada conjuntamente, a partir das proposições dos centros de ensino, e discutida coletivamente com os diretores de Ensino de Graduação.

Durante o evento, a proposta recebeu a apreciação dos professores Wanda Pacheco, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Sérgio Antonio da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que atuaram como convidados no encontro.

O texto será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que deve abordar o assunto em sua primeira reunião no ano que vem.

Com atividades pela manhã e à tarde, a programação do encontro desta terça incluiu ainda um debate sobre identidade docente, com os professores Sérgio Leite e Wanda Pacheco.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal