Udesc divulga datas dos vestibulares deste ano e inicia isenção para edição de inverno

01 Mar, 2017 15:16:31 - Educação

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já está com as datas definidas no seu calendário acadêmico para a realização dos vestibulares deste ano.

edição de inverno está marcada para 4 de junho, com inscrição a partir de abril e ingresso dos aprovados no próximo semestre. Já as provas de verão abrirão as inscrições em setembro e ocorrerão em 12 de novembro, com vagas para o primeiro semestre de 2018.

Para conferir quais cursos serão oferecidos em cada vestibular, os candidatos podem acessar e conferir a página dos cursos presenciais de graduação da Udesc.

Ao todo, são mais de 50 cursos de graduação gratuitos e de 2,6 mil vagas todos os anos, em 12 centros de ensino no Estado, nos seguintes municípios: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Além das vagas em disputa nos vestibulares, que correspondem a 75% do total de cada ano, há o preenchimento de 25% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Udesc adota também o sistema de cotas nas chamadas dos vestibulares e na primeira convocação do Sisu: 20% das vagas são reservadas a estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas e 10% são para alunos negros.

Como ficar isento da taxa de inscrição

Nesta semana, o Vestibular de Inverno 2017 da Udesc abriu os prazos para os candidatos solicitarem isenção no pagamento da taxa de inscrição das provas. Há duas possibilidades de ficar isento: pelo critério socioeconômico e por doação de sangue.

O benefício pode ser pedido por interessados que já tenham finalizado o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na universidade. Quem obtiver isenção deverá efetivar a participação no vestibular durante o período geral de inscrições, em abril.

Com base no edital do critério socioeconômico, ficarão isentos os candidatos que comprovarem que não têm condições de pagar a taxa. Os pedidos devem ser feitos até 13 de março.

Já quem doou sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município (Lei Estadual nº 10.567/1997) pode pedir isenção até 24 de março, conforme as regras do edital sobre doação.

Livros e programa de disciplinas

No site oficial, os candidatos do Vestibular de Inverno 2017 também já podem verificar o programa das disciplinas e as obras literárias, que serão:

"As fantasias eletivas", de Carlos Henrique Schoereder (Record);
"Esaú e Jacó", de Machado de Assis (obra de domínio público);
"Olhos d’água", de Conceição Evaristo (Pallas);
"Quarenta dias", de Maria Valéria Rezende (Alfaguara);
"Vitória Valentina", de Elvira Vigna (Lamparina).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE