• Udesc completa 53 anos com ensino superior público e gratuito

Udesc completa 53 anos com ensino superior público e gratuito

18 Mai, 2018 15:18:55 - Educação

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que leva ensino superior público, gratuito e de qualidade para todas as regiões catarinenses, completa 53 anos de criação neste domingo, 20. Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior.

SC só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Neste domingo, a Udesc chega aos 53 anos com mais de 15 mil alunos, dois mil professores e técnicos, 60 cursos de graduação e 48 de pós-graduação (mestrados e doutorados), 12 unidades presenciais em dez cidades catarinenses e 35 polos de ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Os cursos oferecidos são sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses, nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes

"A Udesc chega aos 53 anos como uma instituição fortalecida e de qualidade reconhecida em Santa Catarina, no Brasil e internacionalmente. Nosso desafio é fazer a universidade se qualificar ainda mais, tanto nos recursos humanos quanto na estrutura física, e se desencapsular, buscando uma aproximação ainda maior com a sociedade", afirma o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Pesquisa e extensão de ponta

Na pesquisa, a universidade estadual mantém 168 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos nas oito grandes áreas do conhecimento. 

Professores, técnicos e alunos da Udesc realizam mais de 700 programas, projetos e ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 900 mil pessoas anualmente. Entre elas, destacam-se as atividades do Núcleo Extensionista Rondon (NER), que fará sua 14ª operação, chamada Encantos do Vale, entre 10 e 21 de julho, no Vale do Itajaí.

Desenvolvimento do Estado

A atuação da Udesc em todo o Estado, seja com unidades presenciais, seja com polos EAD, consolidou o modelo vocacionado da universidade para o perfil socioeconômico e cultural das regiões onde está inserida, no intuito de fortalecer esse contexto.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% para estudantes de escolas públicas e 10% para negros.

A Udesc oferece estrutura completa, como bibliotecas e laboratórios em todas as suas unidades. A instituição conta ainda com outras estruturas exclusivas, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), a Rádio Udesc FM e a Editora Universitária.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE