• Uczai propõe decreto para suspender aumento dos combustíveis

Uczai propõe decreto para suspender aumento dos combustíveis

17 Ago, 2017 09:03:08 - Política

Brasília (DF)

O Decreto Legislativo 732/17 protocolado nesta quarta-feira (15) pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) susta os efeitos do Decreto Presidencial 9.101/17 que alteram as alíquotas do PIS/COFINS que incidem sobre a importação e comercialização de combustíveis, base legal usada pelo governo de Michel Temer (PMDB) para elevar os valores do óleo diesel, gasolina, gás liquefeito de petróleo, querosene de aviação e álcool.

Desde anunciado, o aumento tem recebido críticas de diversos setores da sociedade. Caminhoneiros, por exemplo, estão promovendo bloqueios e outras paralisações para protestar contra os novos valores. O óleo diesel subiu em média R$ 0,21 em todo o País, impactando a cadeia do transporte rodoviário como um todo. O escoamento da produção industrial e agrícola já se encontra prejudicado, além do risco de desabastecimento em algumas localidades.

O aumento dos preços dos combustíveis atinge toda a sociedade, visto que pode resultar em um efeito cascata que tornará mais caros artigos de primeira necessidade da população, como alimentos e medicamentos, além de encarecer próprio deslocamento dos trabalhadores nas cidades. Em vários estados já são registradas altas nos preços nos supermercados.

A necessidade de se pensar caminhos economicamente sustentáveis para o País sair da crise é defendida pelo deputado Pedro Uczai. "Isto nada mais é do que o início de um ciclo vicioso que condena o Brasil a uma situação econômica frágil e corrói ainda mais o bolso do brasileiro", protestou o deputado. "Além dos retrocessos em direitos adquiridos, esta medida do governo ilegítimo é uma regressão econômica e financeira", finalizou.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal