• Turvo debate as inovações para produção de arroz em SC

    Município é o maior produtor de sementes de arroz de Santa Catarina e responsável por 40% do cultivo do grão no estado

Turvo debate as inovações para produção de arroz em SC

08 Ago, 2017 15:16:16 - Economia

Turvo (SC)

O solo fértil, a água límpida, cristalina e abundante, contribuíram para que Turvo se tornasse o maior produtor de sementes de arroz de Santa Catarina. É dos mais de 1.800 hectares de área cultivada com sementes de arroz irrigado em solo turvense que sai 40% da produção de grãos do estado. O município é sede de 07 das 20 empresas que compõe a Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado- ACAPSA, um órgão sem fins lucrativos criado com objetivo de organizar a produção, a comercialização e fomentar o uso de sementes de alta qualidade no cultivo de arroz irrigado do estado.

Atualmente 80% da semente utilizada na lavoura catarinense é produzida por sócios da ACAPSA. A semente de arroz irrigado de Santa Catarina é referência nacional por sua alta qualidade e foi em solo turvense que começou toda essa tecnologia. Com números tão otimistas e exuberantes é fácil entender porque Turvo será sede do principal debate sobre as novidades tecnológicas para o setor.

O encontro acontecerá dentro da programação da 23ª Festa do Colono e 15ª Arrancada de Tratores e contará com a palestra do Secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies. O evento será na sexta-feira, dia 11, as 9h. Em seguida, os participantes terão a palestra “Ações Climáticas” com o meteorologista e pesquisador da Epagri, Márcio Sônego, que abordará em seu painel como o tempo pode mudar também a rentabilidade da lavoura.

Tecnologia é aliada para aumentar a produtividade na lavoura

Solo fértil, água de qualidade, produtores atualizados, antenados com as inovações da tecnologia e parcerias com o Poder Público. Na opinião do engenheiro agrônomo Edivani Eufrásio Coelho, da AgroGiusti, esses foram os pilares que contribuíram para o salto de Turvo na produção de arroz. O município possui hoje mais de 10 mil hectares de arroz irrigado no sistema pré –germinado e ostenta o título de principal produtor de sementes de arroz de SC. Segundo o técnico que é responsável por uma das mais modernas Unidades de beneficiamento de Sementes básicas de Arroz do país, a AgroGiusti, Turvo é responsável por 40% da área plantada e 40% da produção de sementes de arroz irrigado no estado. “Santa Catarina produz em média, 600 mil toneladas  de arroz e mais de 40% desta produção sai do solo turvense” conta explicando que investimentos altos foram necessários. “Nossa UBS é moderna e equipada com o que existe de mais atual em tecnologia. Há mais de 20 anos multiplicamos em Turvo as sementes básicas que são plantadas nas lavouras catarinenses. AgroGiusti possui viveiro, mão de obra especializada, treinada para produzir sementes básicas de qualidade” explica.

Já de acordo com  Claudionei Giusti, sócio proprietário da AgroGiusti, foi graças ao empenho dos produtores turvenses, que Santa Catarina conseguiu se tornar destaque nacional na produção de sementes de arroz irrigado. “A alta tecnologia utilizada nas lavouras cultivadas em sistema pré-germinado e  os cuidados na limpeza das áreas e das máquinas de colheita, na secagem e no beneficiamento, proporcionam a produção de sementes da mais alta qualidade e isso se traduz em produtividade” comenta.

Sistema Clearfield revoluciona o campo

Tão tradicional quanto o plantio de arroz em Santa Catarina, já centenário, é a presença do arroz vermelho nas lavouras do estado. Pertencente à mesma espécie do arroz branco, esse inimigo sempre foi controlado com ações onerosas e de eficácia reduzida, como gradear o solo para exaurir o banco de sementes da praga ou deixar a terra em repouso.

O resultado é que ainda há perdas de 1 milhão de toneladas por safra, já que essa mistura entre grãos no campo rebaixa a classificação na indústria, desvalorizando o produto – um prejuízo de R$ 200 milhões para os agricultores catarinenses responsáveis por 40% do cultivo de arroz no país. Mas como minimizar esses revezes? Segundo Edivani, nas lavouras de Turvo, nasceu o sistema de produção clearfield, que desenvolveu uma variedade tolerante a um herbicida que elimina apenas o arroz vermelho.

O arroz-daninho, também conhecido como arroz-vermelho, é a planta daninha que causa os maiores prejuízos à orizicultura catarinense. Além da redução da produtividade, devida à elevada estatura e arquitetura das plantas, provoca acamamentos do arroz na lavoura, aumenta o custo do beneficiamento industrial, deprecia o produto final e reduz o valor da terra pela infestação do solo.

Segundo o engenheiro agrônomo, o sistema de produção Clearfield é uma importante alternativa de controle do arroz-vermelho, bem como de outras plantas daninhas que ocorrem em lavouras de arroz irrigado, com herbicidas que não são seletivos ao arroz sem o gene de resistência. “Os principais componentes desse sistema são as variedades de arroz resistentes, os herbicidas recomendados, o emprego de semente certificada e o monitoramento permanente da lavoura”, explica Edivani que acompanhou de perto toda esta revolução na lavoura. “Tivemos que fazer investimentos para aumentar a produtividade no campo e aumentar a qualidade do produto que é oferecido ao produtor e por fim na mesa do consumidor” afirmou.

A Epagri, através da Estação Experimental de Itajaí, registrou e protegeu o cultivar SCS121 CL, de segunda geração, por apresentar alta resistência aos herbicidas do grupo das imidazolinonas e adequação ao cultivo, tanto com sementes pré-germinadas em lâmina d’água como em solo drenado. Esse cultivar foi lançado para cultivo comercial para a safra 2014/15 e disponibilizado para a produção de grãos na safra 2015/16.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança