• Turminha do Futuro oportuniza aulas vivas

    Projeto busca mostrar aos estudantes a história do município de uma forma diferente

Turminha do Futuro oportuniza aulas vivas

29 Jun, 2018 15:45:47 - Educação

Criciúma (SC)

Você sabia que o Paço Municipal Marcos Rovaris foi batizado com esse nome em homenagem ao primeiro prefeito de Criciúma? Sim, é verdade. E que o Cedup Abílio Paulo leva o nome de um imigrante árabe? Aliás, por coincidência ele casou-se com a filha do primeiro prefeito, Cândida Rovaris. Essas são apenas algumas das curiosidades que os participantes da “Turminha do Futuro – Rumo ao Mundo do Saber” irão aprender com aulas vivas ao longo das sete viagens.

Como palco as intermediações da Praça Nereu Ramos, os alunos do 4º ano da Escola Antônio Milanez Netto, do bairro Maria Céu, conheceram nessa quinta-feira, dia 28, a história dos primeiros imigrantes italianos e árabes a chegarem ao município. A próxima parada foi na Praça Santa Bárbara, no bairro que leva o mesmo nome, essa região foi colonizada por imigrantes espanhóis e negros. Aqui, os estudantes conheceram a luta e a resistência destes povos que chegaram ao local para trabalhar.

“É muito legal porque a gente aprende um monte de coisa. Sabe dos imigrantes e da cidade”, conta Maria Isabele de Carvalho Luiz, de 9 anos. Para o Luiz Gustavo Otacílio, também de 9 anos, não foi diferente. “Eu estava ansioso. Já preparei a garrafa, a toalha e coloquei tudo na mochila para a viagem da Turminha”, explica o estudante.

Por fim, as crianças conheceram o bairro Linha Batista, região colonizada por imigrantes poloneses. Durante visita ao Centro Cultural Octávia Búrigo Gaidzinski os alunos puderam ver de perto objetos da época, fotos e trajes típicos da etnia. Ao longo da viagem, os estudantes também conheceram a história dos imigrantes portugueses e alemães. A partir de agosto, iniciará outra parte do projeto, onde os alunos irão conhecer outros aspectos da cidade e mais sobre os povos que colonizaram a cidade.

A importância das aulas vivas

Para a assistente do projeto, Jhandrielly de Resende Porto, a Turminha do Futuro é um estímulo aos estudantes. “Aqui nós damos a oportunidade deles conhecerem cada monumento que existe em Criciúma. É muito interessante, buscamos fazer com que eles sintam-se dentro da história”, pontua a assistente.

“Nos faz refletir sobre a história da nossa cidade. O fato de sair da escola, o conhecimento retórico é muito importante, mas quando conseguimos a teoria a prática faz com que engrandeça ainda mais o trabalho do professor. Acrescenta e muito essa vivencia para o aluno”, exalta a professora, Patrícia Ronchi Bitencourt.

O projeto

É uma iniciativa das empresas do Transporte Coletivo Urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL) e visa mostrar a história de Criciúma aos alunos participantes. Durante a viagem, eles conhecem a cidade, como os aspectos físicos, econômicos, históricos e territoriais. Além dos aspectos culturais, folclóricos e turísticos, assim como os serviços públicos e os poderes políticos e administrativos.

www.youtube.com/watch?v=VMTtOKvtslA

www.youtube.com/watch?v=r3PaR_SZzS8

www.youtube.com/watch?v=E_xbdSccSZc&t=7s

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal