• Turminha do Futuro certifica mais de 120 alunos

Turminha do Futuro certifica mais de 120 alunos

01 Nov, 2018 15:57:56 - Geral

Criciúma (SC)

“Sou Turminha do Futuro, sou criança consciente. O que eu aprendi, vou levar a toda gente. Eu prometo!”, esse foi o juramento que 124 crianças fizeram ao longo dessa semana durante a cerimônia de encerramento do Projeto “Turminha do Futuro – Rumo ao Mundo do Saber”. Os alunos das escolas Antônio Mangili, Pelotão da Esperança, Dionízio Milioli, Antônio Milanez Netto e Marechal Rondon receberam o certificado de participação.

Segundo a autora do projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, mesmo depois de mais de 10 anos de funcionamento o projeto ainda tem muito efeito. “Os empresários fizeram muito bem, para as crianças, para os pais e comunidade em termos de educação e valores”, completa ela. Durante o ano os alunos participaram de sete viagens de estudo, iniciando na história e terminando na parte político administrativo de Criciúma.

As crianças ganham dois livros, que contam em detalhes tudo o que elas vivenciaram na viagem, além de mochila, estojo, lápis e borracha. De acordo com o presidente da ACTU, David Mário Tiscoski, esse é um projeto de grande responsabilidade social. “Estamos fazendo um grande esforço para manter o projeto. A educação nos ajuda ao longo da vida, esse contato que os alunos tiveram irá facilitar a informação quando precisarem”, salienta Davi.

A pedagoga do projeto, Marlene Marcos Larangeira, parabenizou todas as turmas que formaram neste ano. “Ver os olhinhos brilhando é muito gratificante, cada escola tem sua particularidade, mas o encerramento é sempre muito emocionante”, aponta Marlene. A diretora da escola Dionízio Milioli, Marlene Pizzeti de Souza, enfatizou o fato de o Projeto atentar para formar cidadãos mais comprometidos com o planeta. “Por ter prática e teoria o aprendizado flui melhor, eles nunca vão esquecer o que aprenderam aqui”, acrescenta.

Para o aluno, Davi Pacheco Carvalho, de oito anos, a viagem beneficiou muito o conhecimento. “Eu não imaginava que a nossa cidade tinha tanta relação com o carvão, por isso minha viagem preferida foi a Mina de Visitação. O trabalho da Iracema foi muito bom, ela conseguiu mostrar muito de Criciúma pra gente”, explica o estudante. Já a avó de Davi, Jadna Espindola Pacheco, conta que sem o projeto seria quase impossível as crianças conhecerem tudo isso. “Meu filho já tinha participado e agora meu neto, tenho que agradecer aos responsáveis pelo projeto, que é de extrema importância para a educação”, finaliza.

Saiba mais sobre o projeto

A Turminha do Futuro é uma iniciativa das empresas do Transporte Coletivo Urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL) e visa mostrar a história de Criciúma aos alunos participantes. Durante a viagem, eles conhecem a cidade, como os aspectos físicos, econômicos, históricos e territoriais. Além dos aspectos culturais, folclóricos e turísticos, assim como os serviços públicos e os poderes políticos e administrativos.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal