• Túnel no Morro do Formigão terá melhorias no pavimento da galeria nesta quarta, 13

Túnel no Morro do Formigão terá melhorias no pavimento da galeria nesta quarta, 13

12 Fev, 2019 15:21:09 - BR-101

Tubarão (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) fará nesta quarta-feira, 13, trabalhos de manutenção corretiva no pavimento rígido no túnel para transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense. O serviço será feito nos 900 metros da pista de concreto usinado, que recobre a entrada, a galeria e a saída, próximo do acesso ao Sertão dos Corrêas. O túnel está localizado no km 337 da rodovia federal, no município de Tubarão. Com as atividades, será necessária a interrupção em faixas de rolagem, para abrir frente às equipes em serviço.

Os trabalhos estão programados para iniciar às 7h30min e durar até às 18 horas e serão realizados sobre a pista, com trabalhadores e equipamentos próximos do fluxo de veículos. Os espaços interrompidos sobre o pavimento estarão identificados com sinalização provisória formada por cones refletivos e também com os sinais luminosos do túnel – além do semipórtico eletrônico. Além disso, sinalizador (bandeirinha) estará posicionado antes da frente de obras.

A manutenção corretiva no pavimento é feita na pista dos túneis quando houver desgaste nas juntas de dilatação ou no segmento do piso. Além disso, o DNIT/SC faz, periodicamente, manutenção nos equipamentos para controle de tráfego, megafonia. Também são vistoriados os dispositivos de segurança do ambiente, como ventilação e iluminação, entre outros sistemas.

Com chuva, os trabalhos serão cancelados, pois parte da manutenção é feita em espaço aberto.

O túnel do Morro do Formigão é a terceira obra para transposição de maciços rochosos, na duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça (SC) até Osório (RS). Outras duas estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O segundo túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE