• Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus - Covid-19

    Tire suas dúvidas sobre como agir em relação a prevenção, transmissão e cura do novo coronavírus

Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus - Covid-19

27 Mar, 2020 18:28:39 - Saúde

Brasília (DF)

Com o avanço do novo coronavírus, que começou a se espalhar em Wuhan, na China, e passou a ser transmitido em ritmo acelerado em outros países e continentes, o mundo está em estado de alerta - ainda mais após a declaração de situação de pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil (e na América Latina), o primeiro caso da doença foi registrado no dia 26 de fevereiro deste ano, em um paciente que veio da Itália para São Paulo. Desde então, as autoridades de saúde estão tomando providências e anunciando medidas para conter a contaminação da melhor maneira possível.

Por ser uma doença nova, ainda há muitas dúvidas sobre a disseminação, sintomas, cuidados e cura da covid-19. Abaixo seguem as respostas para as principais perguntas sobre o tema de acordo com os canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Ministério da Saúde e da OMS.

O que é coronavírus?

O coronavírus vem de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias. No momento, o mundo passa por uma pandemia do novo coronavírus, que teve início em 31 de dezembro de 2019 na China e passou a ser transmitido pelo mundo todo. O coronavírus provoca a doença que leva o mesmo nome, ou covid-19.

Conhecidos desde meados de 1960, os coronavírus costumam causar doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Contudo, alguns podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como o que está sendo transmitido agora.

Quais são os principais sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado. Em alguns casos, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Sintomas comuns:

* Coriza

* Tosse

* Cansaço

* Dor de garganta

Sintomas graves:

* Febre alta

* Pneumonia

* Insuficiência respiratória aguda

Os sintomas podem aparecer entre um e 12 dias após a exposição ao vírus.

Por enquanto, o que se tem certeza é que a transmissão ocorre por contato com:

* Gotículas de saliva;

* Espirro;

* Tosse;

* Catarro;

* Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;

* Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Dessa forma, aperto de mão, beijos e abraços, normalmente usados para cumprimentos, pelos brasileiros, devem ser evitados.

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-coronavirus-no-brasil,6e0b2a39a0c54e52c21176079de6d7dc2fu3vyph.html

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE