• Tubarão: há 53 anos a cidade universitária do ensino

Tubarão: há 53 anos a cidade universitária do ensino

25 Mai, 2018 15:58:29 - Educação

Tubarão (SC)

A cidade universitária de Tubarão, completa 148 anos neste domingo, 27 de maio. Considerada, atualmente, polo de saúde e inovação,  a cidade universitária e seu povo recebem mais de 25 mil estudantes que buscam conhecimento, onde acessam o ensino superior aplicam seus conhecimentos e, muitos, adotaram Tubarão como residência e formaram família.

A cidade que, junto com a Unisul, desenvolve um trabalho voltado para todas as áreas, fortalecida com o importante apoio dos órgãos Municipais, Estaduais e Federais, foi a propulsora da instituição que hoje conta com três Campi, seis Unidades Universitárias e 78 polos espalhados por todo o Brasil, e revela talentos e profissionais que se destacam em suas diversas áreas de atuação pelo mundo todo.

Fruto desta parceria, que visa o desenvolvimento sustentável de Tubarão e região, atende de forma gratuita, em seus diversos serviços especializados, cerca de 30 mil pessoas e realiza 228 mil exames por ano.

A Unisul nasceu, há 53 anos, do espírito comunitário, da ousadia e, especialmente, das necessidades que motivaram o desenvolvimento da cidade de Tubarão: primeiro, das necessidades das famílias, que conviviam com a única alternativa e angústia de encaminharem seus filhos para estudarem noutros Estados; e, segundo, das necessidades da região, com a dificuldade de reter seus talentos, perdendo a própria condição de crescimento e de promoção regional. Cerca de 150 mil profissionais já foram formados pela Unisul.

De acordo com o professor José Antônio Matiolla, há 71 anos nascia uma instituição suprindo a necessidade da cidade que estava em pleno desenvolvimento, e com a chegada das estatais e o crescimento econômico, precisava de uma escola para meninos: o Colégio Dehon.

“A Unisul não nasceu do Dehon, mas com sua criação passou a ser sua mantenedora. Junto com a universidade, vem formando ao longo destes anos lideranças e profissionais que fizeram sua história, e hoje desenvolvem seu trabalho em todo o Brasil e até no mundo, acolhendo os filhos da nossa Cidade e milhares que aqui vem estudar e se qualificar”, ressalta o professor.

A iniciativa comunitária e a atitude empreendedora dos tubaronenses transformaram a universidade numa das pioneiras no modelo comunitário de educação superior brasileiro, cuja capilaridade se replicou por inúmeras cidades e continua a produzir seus efeitos, multiplicando Fundações e, sobretudo, a inclusão social em todo o território catarinense.

“Nascemos de um sonho partilhado da comunidade tubaronense. E nós temos muito orgulho de seguir promovendo o acesso à educação (em todos os níveis de ensino e modalidades) e, sobretudo, de elevarmos o nome da nossa cidade, por meio da excelência acadêmica desta Universidade Comunitária, para quase 25 mil alunos, três Campi, seis Unidades Universitárias e 78 polos espalhados por todo o Brasil”, salienta o Prof. Mauri Luiz Heerdt, Reitor da Unisul.

As estratégias, as prioridades e a postura fundacional requerem, ainda, atitudes proativas, efetivas e articuladas frente ao setor governamental e comunitário, na construção e no desenvolvimento de alianças estratégicas que agreguem valor e inclusão social.

“A Unisul é, sem dúvida, a instituição mais importante de Tubarão, que muito contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento da cidade. A universidade tem um importante papel social em áreas como a saúde, que impactam diretamente na vida de milhares de tubaronenses.  A Unisul também participa diretamente na economia do Município, pois muitos de seus estudantes, que são de outras cidades acabam morando aqui durante o curso e outros, assim como eu mesmo, fixam residência e se tornam filhos de Tubarão”, avalia o Prefeito Municipal de Tubarão, Joares Ponticelli.

É neste contexto, sob premissas, desafios estruturantes e perspectivas, que a universidade – a partir de seus eixos estratégicos, dos colegiados deliberativos e demais órgãos vinculados – busca uma efetiva organicidade na arquitetura de relacionamento para acelerar as aspirações institucionais e alianças, numa visão de institucionalidade que contemple sua responsabilidade de mantença, mas, sobretudo, sua capacidade de articulação e de transformação.

“Todos nós sonhamos em viver numa cidade agradável, alicerçada sob uma terra fértil de atitudes empreendedoras e de espírito comunitário, proporcionando a qualidade de vida da sua gente. Tubarão reúne todos esses potenciais. E nós estamos muito felizes por nela viver e, especialmente, de participar da construção de uma Tubarão cada dia melhor”, evidencia o professor Sebastião Salésio Herdt, Presidente da Fundação Unisul .

Através da extensão, é parceira em projetos voltados para as comunidades nas quais estão inseridos seus campi e unidades. Oferecem atividades em áreas como: saúde, educação, direito, tecnologia, esporte e cultura.

Representam o compromisso da Unisul com a comunidade, assim como um mecanismo integrado ao processo de ensino e aprendizagem e à pesquisa, oportunizando aos estudantes vivenciarem os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Por meio dos serviços prestados à comunidade, estas parcerias possibilitam que os alunos vivenciem na prática tudo o que é aprendido em sala de aula.

Os serviços prestados têm sido reconhecidos pela comunidade como um benefício à população, demonstrando a responsabilidade social da instituição, reconhecida anualmente por meio do Certificado de Responsabilidade Social e também pelo Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, atribuídos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Com clínicas, laboratórios, hospitais, esportes, serviços de psicologia entre outros, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos e prestam serviços de saúde aos demais estudantes, colaboradores e comunidade externa que, anualmente, oferece atendimento gratuito a mais de 30 mil pessoas, e realiza cerca de 228 mil exames.

Na área da pesquisa, através dos cursos de pós graduação Strictu e Lato Sensu, recomendados pela CAPES, somente em 2017 foram produzidos 204 artigos científicos; 158 resumos/trabalhos publicados em anais de eventos; 331 trabalhos apresentados em eventos e 142 projetos de pesquisa. Contabilizamos também a marca de 273 projetos de iniciação científica em desenvolvimento através do  PUIC, artigo 171, PIBIC, PIBITI, artigo 170 e professor inovador.

Dentro deste cenário de inovação, inclusive, muitos empreendimentos existentes na cidade de Tubarão são oriundos de egressos dos Cursos da Unisul, ex-estudantes que a partir com conhecimento adquirido na Universidade e com atitude empreendedora fizeram acontecer e desenvolveram seus negócios em Tubarão, gerando desenvolvimento econômico e sustentável.

A Unisul, em parceria com o Município, também foi a idealizadora do Seminário Nacional de Inovação que ocorre em Tubarão desde o ano de 2010 e acirrou o debate em todas as organizações e setores da cidade dos temas: inovação, tecnologia e empreendedorismo; culminando no recebimento pelo município de uma unidade do Centro de Inovação de Tubarão, na criação da Lei de Inovação, do Fundo de Inovação e do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Inovação. Instrumentos de uma política de prosperidade e desenvolvimento para a cidade de Tubarão.

Uma das tecnologias desenvolvidas pelo nosso know how, foi a do professor Fernando Garbelotti, médico veterinário e professor do Curso de Medicina Veterinária, que promete acabar com o a utilização de formol e outras substâncias nocivas aos seres humanos e ao meio ambiente na conservação de peças anatômicas de órgãos/tecidos animais. Trata-se de uma composição a base de óleos vegetais para fixação, preservação e conservação. Este produto e processo inovador está sendo protegido por meio de um pedido de patente de invenção junto ao INPI e possui potencial nacional e internacional.

Destaca-se ainda a UnisulTV, emissora de televisão, vinculada ao curso de Comunicação Social e Fundação Unisul, com 12 horas diárias de programação (Tubarão e região). Além de atingir um público de quase 300 mil pessoas que sintonizam o canal em seus televisores, disponibiliza na web todas as produções, consolidando-se como uma das mais importantes geradoras de notícias da internet brasileira, com mais de 25 mil vídeos publicados e 20 milhões de acessos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE