• Troféu Açorianidade 2017 será entregue à escritor içarense

Troféu Açorianidade 2017 será entregue à escritor içarense

13 Out, 2017 09:10:41 - Geral

Içara (SC)

Amante incondicional da leitura e pesquisa açoriana, os livros colorem o mundo de João Nabor Teixeira. E foi este amor à leitura e a família que deram origem a pesquisa para a realização da obra: "Os Náufragos – Saga açoriana no Brasil Meridional", em parceria com a escritora Elza de Mello Fernandes. Esta semana, o içarense foi eleito, em cerimônia realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, para receber o Troféu Açorianidadade Ilha Graciosa, que homenageia o pesquisador da cultura açoriana do Estado de Santa Catarina.

Teixeira também teve participação nas pesquisas dos livros Açorianos 4, com o sub titulo “Trajetória açoriana para o Brasil. Em Içara, lançou junto com a Academia Içarense de Letras o Livro Antologia com artigo, Armação Baleeiras em Santa Catarina.  “O Troféu Açorianidadade tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de Instituições, Pessoas e Empresas, em prol da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina. Com este troféu, que é entregue anualmente, o Núcleo de Estudos Açorianos tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana”, destacou a presidente do NEA, Francisco do Vale Pereira. 

A escolha dos profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus foram feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, no dia 10. Este Conselho é formado por 56 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense. Tem assento, também neste Conselho, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal. “Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados. A entrega será realizada no dia 31 de outubro, em Palhoça”, colocou a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, Maria Tereza Chagas. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE