• População terá acesso a diversas ações até a próxima segunda-feira, 5 de junho

Treviso inicia Semana do Meio Ambiente nesta quinta-feira

29 Mai, 2017 14:35:09 - Geral

Treviso (SC)

As atividades de comemoração e conscientização do Dia do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho – iniciam nesta quinta-feira (1º) em Treviso. Por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funtrev), a Administração Municipal, com a participação de todas as demais secretarias, realizará uma série de eventos para a população. “Planejamos a Semana do Meio Ambiente de uma forma integrada entre todas as secretarias porque entendemos que a conscientização sobre a preservação deve estar em todos os lugares, em cada atitude nossa. E procuramos desenvolver ações que envolvam os mais diversos grupos sociais, por isso teremos atividades para as crianças, os agricultores, os idosos, enfim, todos poderão participar ativamente da programação”, afirma o prefeito Jaimir Comin. 

Na quinta e na sexta-feira o evento será realizado na Praça Benjamin Scussel, das 9h às 17h. “Durante esses dois primeiros dias a praça vai receber estandes, como por exemplo o da Funtrev, Epagri e Secretaria de Agricultura, onde ocorrerão a distribuição de mudas e sementes, o curso de apicultura e o curso de compostagem. E assim será em cada um dos estandes, com muita informação sobre como o meio ambiente afeta a nossa vida”, explica o diretor da Funtrev, Manlio Pagani.

Também nos dois primeiros dias serão realizadas apresentações escolares, oficinas com material reciclado (Secretaria de Educação), demonstração de sistema de tratamento de água e esgoto (Samae), simulação de acampamento do grupo de escoteiros, apresentação de material informativo sobre o ecoturismo e sobre o cuidado com os animais (Instituto Alouatta, Reserva Aguaí e SOS 4 Patas), controle de pressão arterial e diabetes (Secretaria de Saúde), Rua do Lazer (Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo), além da apresentação do Coral I Trevisani, baile da 3ª idade e demais apresentações culturais. 

A programação continua no sábado (3), quando ocorrerá o passeio ciclístico, com saída da praça central, às 9h, e chegada no Rio Morosini, depois visitação às Cabanas Ecológicas do Aguaí. No domingo, a Semana do Meio Ambiente de Treviso se integra às atividades programadas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para participar do Giro Ciclístico Rio Mãe Luzia, evento que busca conscientizar a população sobre a preservação e recuperação do curso d’água. 

A programação da semana especial encerra na segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente. “No último e também mais importante dia nós convidaremos os funcionários da prefeitura e todos aqueles que desejarem participar para colaborar na recuperação de uma área degradada. Vamos plantar árvores em um local onde no passado foi realizada a exploração do carvão”, comenta o prefeito. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE