• Treinamento na mata encerra preparação de bombeiros comunitários

Treinamento na mata encerra preparação de bombeiros comunitários

16 Abr, 2018 09:38:35 - Segurança

Criciúma (SC)

Por mais intenso que pareça o cansaço, a força de vontade é maior, suficiente para aguentar a pressão psicológica de pouco sono e a carga de atividade que torna a farda de bombeiro comunitário um motivo de honra. As mensagens gravadas pelas famílias no início da semana ajudaram. Todavia o alinhamento das equipes foi o mais determinante. Afinal, é assim que funciona. Caso o trabalho não seja coletivo, os riscos aumentam, inclusive, para os bombeiros. E as consequências podem ser tão drásticas quanto para as possíveis vítimas.

O compromisso assumido foi aprendido na prática após mais de 24h de uma intensa programação aos alunos do curso de bombeiro comunitário de Içara. Os participantes simularam resgates em altura, em estruturas colapsadas e incêndios, tiveram que encontrar vítimas perdidas e realizar primeiros socorros. Tudo isso dentro da mata, no Grupo de Artilharia de Campanha do Exército, em Criciúma. A jornada iniciou na noite de sexta-feira e se encerrou na madrugada deste domingo com uma calorosa recepção das famílias.

Conforme o comandante do pelotão de Içara, tenente Arthur Eugênio da Silveira Júnior, as oficinas e atividades realizadas auxiliarão no atendimento com segurança e eficiência. “O Treinamento de Resistência Operacional permite que os futuros bombeiros comunitário se coloquem no lugar das vítimas e conheçam suas necessidades de frio, fome e estresse. Se todos chegaram até aqui é porque possuem este espírito”, indica o comandante da Companhia de Içara, capitão Renan Silvério Fernandes.

"Creio que atendemos este objetivo, levando os alunos a superar suas limitações", acrescenta o instrutor, cabo Rodrigo Knorst. Após demonstrarem tudo o que aprenderam, 22 participantes do curso avançado se formarão no próximo dia 20. A comemoração será também para 24 participantes da melhor idade e para quase 30 bombeiros comunitários em atividade que serão promovidos. O evento ocorrerá a partir das 16h30 no quartel da cidade, na margem da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445). Será a maior formatura de civis já realizada pelo quartel da cidade.


TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/LUCAS LEMOS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE