Treinamento de mesários para as Eleições 2018 é realizado durante setembro

05 Set, 2018 09:53:15 - Política

Florianópolis (SC)

O treinamento dos mais de 65 mil mesários que irão atuar nas Eleições 2018 ocorre nas 98 Zonas Eleitorais (ZEs) do estado até o dia 23 de setembro. A capacitação tem como objetivo preparar o mesário no que diz respeito às seções eleitorais, atendimento ao eleitor, e sobre o funcionamento da urna eletrônica. As atividades de treinamento tiveram início no último 27 de agosto, na 58ª Zona Eleitoral de Maravilha.

O comparecimento é obrigatório para os que foram convocados para o treinamento - em geral, os presidentes de mesa e primeiros mesários - e dura, em média, três horas. Durante a capacitação, é ensinado como devem ser realizados os procedimentos no dia da eleição, a recepção da urna, votação, encerramento e devolução dos materiais.

Entre as novidades do treinamento deste ano estão a biometria presente em todo o estado. Dessa forma, a maioria dos mesários está recebendo treinamento para a urna com biometria pela primeira vez. Além disso, também são inovações o registro de mesários na urna e o formulário da ata que foi refeito para facilitar as anotações de ocorrências pelos mesários.

No dia da eleição, os mesários poderão contar com o auxílio do aplicativo "Mesários", disponível para Android e IOS. “O aplicativo traz uma área de destaque com relação ao nome social e transferência temporária de eleitores. Tem algumas informações interessantes para o dia da eleição, como a preparação da seção eleitoral e questões relacionadas a ocorrências que podem acontecer no dia do pleito. O aplicativo traz ainda uma cópia digitalizada do Manual do Mesário e tem a possibilidade de envio de mensagens do TRE para o mesário”, explicou Kris Nereid, coordenadora do GT mesários do TRE-SC.

Treinamentos em Florianópolis

Os treinamentos das três Zonas Eleitorais de Florianópolis começaram no último sábado (1), com o início dos trabalhos pela 13ª ZE que realizou as atividades no Tribunal de Contas do Estado.

Na segunda-feira (3), teve início o treinamento dos mesários da 100ª ZE de Florianópolis, que vai até a próxima quinta (6), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Ao todo, serão treinados aproximadamente 600 mesários desta Zona Eleitoral.

Para o servidor público Roberto da Silva, que atua pela segunda vez no pleito como mesário, "apesar de ser a minha segunda participação nas eleições, eu considero muito importante o treinamento porque sempre existem atualizações e novidades da Justiça Eleitoral. Como não é uma atividade rotineira nossa, é importante revermos todo o procedimento que a gente tem que efetuar no dia do pleito".

Já Scheyla Nogueira, servidora pública, faz sua estreia nas Eleições 2018. "Como cidadã eu sempre votei, mas nunca estive do outro lado, de estar trabalhando no dia das eleições. Então achei importante vir aqui para conhecer a rotina do dia e depois do fechamento. Considerei bem importante esse treinamento" destacou.

Mesmo já tendo identificação biométrica integral para os eleitores em Florianópolis, a novidade na capital também fica por conta da biometria dos mesários. "A partir da emissão do primeiro documento pela urna, que é a zerésima, o equipamento vai automaticamente pedir para que os mesários digitem o seu título eleitoral e posicionem o seu polegar no local indicado para fazer o registro. E esse registro vai acontecer, além do início da votação, também no final. Nos dois momentos a urna vai pedir, gerando mais segurança. Essa é uma das novidades que nós destacamos para os mesários", explicou Grasiela Gonçalves, chefe de Cartório da 100ª Zona Eleitoral.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal