TRE-SC realiza Simulado Nacional de Urnas

06 Out, 2017 16:01:26 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina iniciou, na última terça-feira (3), o 3º Simulado Nacional de Hardware da urna eletrônica. O procedimento é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de testar os componentes internos da urna e verificar o funcionamento de elementos como teclado, tela, som e impressora.

São 800 urnas de seis modelos diferentes que estão sendo testadas por 33 servidores, colaboradores e estagiários de todos os setores do TRE-SC, até o dia 20 de outubro. “Essa é uma forma de evitar que algum problema ocorra e detectar falhas antes das eleições”, comentou João Sebastião de Andrade, chefe da Seção de Voto Informatizado.

Durante o simulado, as urnas são preparadas para uma consulta popular, como se fosse de fato uma eleição real. “É inserido o título de eleitor, que é habilitado para votar, então, ele responde uma consulta, por exemplo, ‘você é a favor da redução do tempo de futebol?’, a resposta é sim ou não. Isso é feito durante todo o período de votação”, explicou Jairo Soldatelli, chefe da Seção de Administração de Urnas.

Ao todo, 4% do total de urnas que o TRE-SC possui, 19 mil, contando as de justificativa e contingência, estão sendo utilizadas durante o simulado. Essa porcentagem foi estipulada pelo TSE, que considera esse um número estatisticamente seguro para testes.

O simulado ocorre em todos os TREs do Brasil, mas cada Tribunal tem autonomia para decidir as suas datas, contanto que o realizem até 17 de novembro. No TRE-SC, os testes acontecem desde o dia 3 até o dia 6 e depois voltam a ocorrer entre 17 e 20 de outubro. Em cada dia, são avaliadas cem urnas, que estão adequadas para eleições híbridas, onde eleitores votam tanto pelo processo de identificação biométrica, quanto pela identificação tradicional, e a eleição exclusivamente com biometria.

O próximo simulado já foi agendado pelo TSE para fevereiro de 2018.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança