TRE-SC realiza audiências para preparação das urnas

20 Set, 2016 10:16:24 - Política

Florianópolis (SC)

Desde o dia 15 de setembro até o próximo dia 24, ocorrem, em todo o Estado de Santa Catarina, as audiências de geração de mídias e de carga (ou preparação) de urnas para o primeiro turno das Eleições 2016.

Cada urna eletrônica deve conter apenas os dados de uma seção eleitoral específica. No entanto, essas informações estão previamente distribuídas em bancos de dados distintos, tais como os dos municípios, dos eleitores, dos locais de votação, das seções etc. A geração de mídias é uma audiência pública em que esses dados são resgatados de cada banco e agrupados em mídias para cada seção eleitoral.

Após esse procedimento, essas mídias são utilizadas para configurar cada uma das urnas eletrônicas. É a audiência de carga de urnas, durante a qual elas recebem os cartões de memória com dados como nome, número, cargo, partido e fotografia dos candidatos aptos a concorrerem ao pleito. Serão inseridas também as informações dos eleitores por seção eleitoral e as memórias de resultado.

Imediatamente após a configuração de uma urna, esta é lacrada com material inviolável produzido pela Casa da Moeda, o que impede que a urna eletrônica seja violada e haja qualquer tipo de acesso aos dados nela inseridos.

Importante ressaltar que todo o procedimento é acompanhado por fiscais de partidos, que assinam a ata da audiência.

Depois da audiência de configuração de urnas, estas estão prontas para serem utilizadas no dia da eleição. Entretanto, para dar ainda mais transparência e segurança ao processo, são realizadas mais duas audiências: conferência das urnas (entre os dias 19 e 23 de setembro) e verificação final (entre 27 e 30 de setembro). Na primeira, um auditor da sede do Tribunal confere se todas as urnas estão devidamente lacradas e em perfeito funcionamento. Na segunda, os servidores dos cartórios eleitorais verificam o funcionamento do relógio interno das urnas eletrônicas, conferindo os dados de data e hora.

Na Capital, serão 1.336 urnas que receberão as mídias contendo os dados da próxima eleição municipal: 347 urnas da 12ª Zona Eleitoral, 313 da 13ª ZE, 394 da 100ª e 282 da 101ª. O procedimento ocorrerá no próximo final de semana.

Um dia antes das eleições, as urnas começam a ser entregues para os respectivos locais de votação. Todas essas ações visam garantir a segurança e a credibilidade dos sistemas eleitorais que são utilizados na urna no pleito.

Projeto-piloto

A 31ª Zona Eleitoral, de Tijucas, foi a primeira a realizar a audiência de configuração e lacração das urnas, no último dia 15.

Tradicionalmente, a cada eleição, a 31ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Tijucas e Canelinhas, é escolhida para receber o projeto-piloto de geração de mídias e carga de urnas. Uma equipe técnica da sede do Tribunal, juntamente com os servidores da zona eleitoral, acompanharam essas atividades.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE