• TRE-SC participa de reunião sobre aplicativos das Eleições 2018

TRE-SC participa de reunião sobre aplicativos das Eleições 2018

29 Ago, 2017 10:57:38 - Política

Florianópolis (SC)

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina foi uma das instituições que participaram, nos últimos dias 22 e 23, de reunião no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os aplicativos que serão utilizados nas Eleições 2018. Estavam presentes, também, servidores dos TREs do Acre, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins, além do TSE, que compõem o GT JE Mobile.

Conforme explicou Thiago Veiga Leffa Behenck, servidor que representou o TRE-SC no encontro, o objetivo da reunião foi avaliar os aplicativos a serem usados nas próximas eleições e propor melhorias.

Muitos dos aplicativos são desenvolvidos pelos regionais e passam, então, para o gerenciamento do TSE, que, com sua infraestrutura, nacionaliza essas ferramentas. O desenvolvimento continua, contudo, a cargo do regional responsável.

Santa Catarina será responsável pela manutenção do aplicativo QRUEL, desenvolvido pelo TRE-ES. Trata-se de um aplicativo exclusivamente de uso interno da Justiça Eleitoral, por meio do qual o servidor do TRE pode ligar a urna e fotografar o QR Code que aparece na tela - um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código detalha se a urna eletrônica está operando de forma correta. Caso a urna apresente uma não conformidade, há a possibilidade de substituí-la antes da eleição. Esse aplicativo será divulgado no 5º FORTI (Fórum de TI), a ser realizado em setembro, na cidade de João Pessoa - PB.

Segundo Thiago Leffa, a Justiça Eleitoral, ao antecipar a avaliação dos aplicativos, poderá disponibilizá-los com mais antecedência aos cidadãos, garantindo, assim, um maior êxito em sua utilização.

Vale lembrar que os aplicativos da Justiça Eleitoral já foram utilizados com sucesso nas últimas eleições e são disponibilizados de forma totalmente gratuita, para Android e iOS. Alguns dos aplicativos que serão utilizados nas Eleições 2018 são:

Eleições 2018

O "Agregador" oferece acesso direto a todos os outros aplicativos desenvolvidos para as eleições de 2018. O aplicativo reúne informações para o eleitor em uma única tela, como: situação do título, orientações sobre justificativa, local de votação, informações sobre propaganda eleitoral e contatos do Disque-Eleitor. Por meio do aplicativo, é possível ter acesso a notícias, vídeos e perfis oficiais da Justiça Eleitoral em mídias sociais.

Onde votar ou justificar

O aplicativo "Onde votar ou justificar" foi criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso do eleitor brasileiro ao local de votação e aos postos de justificativa em todo o Brasil, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral. O aplicativo funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam, permitindo ao cidadão fazer a consulta de forma rápida e segura, diretamente das bases de dados da Justiça Eleitoral.

Resultados

Por meio do App "Resultados" é possível acompanhar, em tempo real, os dados do resultado da eleição em todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. Também permite selecionar os candidatos favoritos e selecioná-los para acompanhar a apuração.

Boletim na Mão

O aplicativo possibilita ao eleitor conferir o resultado de qualquer seção eleitoral, por meio do código QR. A ferramenta permite que o cidadão acesse, de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

Mesários

O aplicativo "Mesários" leva informações a cerca de dois milhões de colaboradores que participam do processo eleitoral, com instruções, orientações e perguntas e respostas de forma a complementar o treinamento dos mesários e auxiliar no esclarecimento de dúvidas.

Agenda JE

O aplicativo "Agenda JE" reúne todos os acontecimentos previstos para as eleições. A ferramenta disponibiliza as datas do Calendário Eleitoral e as informações sobre o Calendário da Transparência, que tem os detalhes sobre os eventos que buscam a auditoria e a transparência no processo eleitoral. O dispositivo conta com a possibilidade de notificação automática de todos os prazos constantes do calendário. A opção pode ser desabilitada pelo usuário.

JE Processos

O "JE Processos" permite o acompanhamento do trâmite dos processos do Sistema de Acompanhamento Processual e do Processo Judicial Eletrônico. Ele também exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações do processo. O aplicativo também tem a função de favoritar e visualizar a lista de processos desejados. O aplicativo exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações do processo.

Candidaturas

O aplicativo "Candidaturas" permite que o eleitor acompanhe o seu candidato e acesse as seguintes informações: nome completo do candidato, nome escolhido para a urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e, ainda, o link para o site do candidato. O dispositivo também exibirá os dados da prestação de contas dos políticos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal