• TRE-SC inicia manutenção preventiva das urnas

TRE-SC inicia manutenção preventiva das urnas

26 Jan, 2017 15:56:23 - Política

Florianópolis (SC)

Na última quarta-feira (18), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciou a avaliação das 19.063 urnas eletrônicas do estado, visando garantir o perfeito funcionamento delas nas próximas eleições.

Durante o procedimento, testes são realizados para verificar as baterias, as impressoras, o sistema de identificação biométrica e as placas gerenciadoras. Cada urna é testada durante um período de quatro horas.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, essas manutenções objetivam manter as urnas sempre aptas para o uso. “As urnas estavam resguardadas por força de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que determina que elas devem ficar preservadas no caso de alguma auditoria ou algum questionamento jurídico sobre a eleição. Após esse prazo, periodicamente os equipamentos recebem uma série de exercícios para garantir seu funcionamento em qualquer eleição, seja ela suplementar ou qualquer tipo de eleição na comunidade”, destacou.

João Batista é funcionário da empresa contratada para realizar a manutenção das urnas e explicou como é feito o procedimento assim que o período de "quarentena" acaba. “Após as eleições nós retiramos os lacres das urnas, limpamos uma a uma, preparamos as baterias e reproduzimos um programa que realiza todos os testes para que todas elas fiquem à disposição no próximo pleito”, afirmou.

Santa Catarina é um dos estados que adotou a medida de centralizar as urnas, permitindo que as manutenções sejam realizadas de forma padrão. “Por conta de termos pessoas especializadas, realizando o mesmo tipo de procedimento em um único local, diversos defeitos foram descobertos e resolvidos”, comentou o secretário de TI.

Em 2014, por exemplo, foi possível descobrir uma falha nas urnas de 2009, que, ao permanecerem durante um longo período ligadas, apresentavam um defeito de hardware.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE