• TRE-SC faz balanço final do primeiro turno das Eleições 2020

TRE-SC faz balanço final do primeiro turno das Eleições 2020

16 Nov, 2020 13:22:58 - Política

Florianópolis (SC)

Durante dez horas de votação, 4.036.244 de eleitores catarinenses compareceram às urnas para elegerem os próximos prefeitos e vereadores das 295 cidades do estado. O índice de abstenção foi de 22,47%. Em Florianópolis, primeira capital do país a totalizar os votos, Gean Loureiro (DEM) foi reeleito prefeito com 53,46% dos votos válidos.

Haverá segundo turno nas cidades de Joinville e Blumenau. Na primeira, Darci de Matos (PSD) obteve 25,3% dos votos válidos e Adriano Silva (Novo), 22,98%. Já na segunda, Mário Hildebrandt (PODE) e João Paulo Kleinubing (DEM) disputarão os votos do eleitorado em 29 de novembro. Os candidatos fizeram, respectivamente, 42,53% e 15,56% dos votos válidos.

O primeiro município a totalizar os votos no estado foi Ponte Alta do Norte, às 17h21. O presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, fez uma avaliação positiva do pleito. “Eu quero dizer que as eleições em si foram um sucesso. A Justiça Eleitoral, por meio de seus servidores, juízes e promotores eleitorais, que trabalharam excessivamente e cumpriram à risca tudo o que estava dentro do planejamento. Assim, as eleições ocorreram da forma esperada. Os resultados é que demoraram um pouco mais, mas não foi por conta do TRE-SC. Todos os dados dos juízos eleitorais foram transmitidos a tempo e modo ao TSE e houve um certo congestionamento, o que provocou o atraso”.

Urnas eletrônicas

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, 287 ocorrências com urnas eletrônicas foram registradas e 161 precisaram ser trocadas, número que representa 1,16% de todas as urnas utilizadas na eleição em Santa Catarina. A votação seguiu normalmente após a substituição dos equipamentos por outras urnas eletrônicas e todos os votos foram contabilizados regularmente. Não houve votação manual.

Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor.

Ocorrências policiais

Ao longo do dia, foram registradas 52 ocorrências policiais, sendo quatro envolvendo candidatos e, as demais, eleitores. Foram 14 prisões de eleitores, sendo dez por boca de urna e arregimentação de eleitores e quatro por corrupção eleitoral.

Disque-Eleitor

O Disque Eleitor – serviço telefônico para tirar dúvidas – registrou 14.099 ligações neste domingo. Ao longo do dia, 40 pessoas atenderam os eleitores, desde as 6h até as 18h.

Desde o dia 3 de novembro, data em que o serviço foi expandido, foram mais de 20 mil chamadas recebidas. A maior parte das dúvidas foram relativas ao local de votação, como ir votar sem o título e como justificar o voto.

Confira fotos do dia da votação na nossa página no Flickr.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE