• TRE-SC assina convênio do programa Mesário Universitário com Univali

TRE-SC assina convênio do programa Mesário Universitário com Univali

22 Jun, 2018 16:09:25 - Educação

Florianópolis (SC)

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, representado pelo seu presidente, desembargador Ricardo Roesler, e pelo juiz do Pleno e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), juiz Antônio Zoldan da Veiga, assinou, na última quinta-feira (21), o termo de convênio com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para execução do programa Mesário Universitário.

Além do presidente do TRE-SC, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor da EJESC, pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali, José Carlos Machado, e pelo Diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali, José Everton da Silva. Também estavam presentes no evento o juiz efetivo do Pleno do TRE-SC Vitoraldo Bridi e o juiz substituto Stephan Klaus Radloff.

O objetivo do programa, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, é envolver estudantes universitários em projetos de cidadania, propiciando a conversão de trabalhos prestados à Justiça Eleitoral em horas de atividade acadêmica extracurricular. “Nosso objetivo desde o início foi incentivar a participação do jovem na política de uma maneira mais responsável e eficiente. Essa iniciativa possibilita ao jovem, ao prestar esse serviço à Justiça Eleitoral, conhecer o processo e também amadurecer lideranças políticas para o futuro”, comentou o presidente do TRE-SC.

Isso ocorrerá por meio da validação dos trabalhos eleitorais prestados à Justiça Eleitoral como mesário, apurador, delegado de prédio, auxiliar de secretaria, motorista e auxiliar de serviço eleitoral e também das horas-aulas do curso de mesários, na modalidade EaD ou presencial em horas de atividades extracurriculares, complementando o ensino e aprendizagem dos estudantes universitários. 

Qualquer universitário pode participar do programa, exceto os que forem candidatos ou parente de candidatos; membros de diretórios dos partidos políticos que exercem função executiva; autoridades e agentes policiais; servidores em cargos de confiança do Poder Executivo; servidores que pertencem ao serviço eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

“Eu acredito que a participação do jovem como mesário universitário vai permitir que ele tenha um crescimento não só como acadêmico, mas também como cidadão, então a universidade, como pioneira nessa parceria com o TRE, vai inserir o jovem no processo eleitoral e fazer com que ele seja fiscal de todo esse processo”, afirmou Thaís Machado, presidente do diretório acadêmico de Direito da Univali.

Além da validação das horas, os mesários universitários também usufruem dos benefícios concedidos para qualquer mesário, voluntário ou não, que incluem dois dias de folga no trabalho para cada dia de convocação pela Justiça Eleitoral (treinamento e serviço prestado em dias de eleições), recebimento de vale-refeição nos dias em que atuar como mesário, preferência em desempate nos concursos públicos do TRE-SC, e, quando previsto em edital, em outros concursos públicos, e preferência em desempate em processo de promoção, no caso de servidores públicos.

Entre as universidades do estado que já assinaram o termo de convênio com o TRE-SC estão a UNIPLAC e UNIFACVETS (Lages), UNESC e UNIBAVE (Urussanga), UNIBAVE (Orleans), UNOESC (Joaçaba), UNESC E ESUCRI (Criciúma), UNOESC Xanxerê, UNC (Rio Negrinho), Universidade do Contestado (Mafra), UNOESC (Maravilha), Uniasselvi Indaial, UNESC e UNIBAVE (Urussanga).

“Essa parceria nos possibilita aproximar o acadêmico da comunidade, por um viés político. Os nossos alunos têm que sair daqui com participação e formação política, porque hoje o termo político está muito desgastado, e nós precisamos criar uma cultura nova a esse respeito e somente através de ações como essas que a gente vai conseguir reverter o processo", comentou o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali.

As universidades interessadas em fazer parte do programa devem firmar convênio junto à respectiva Zona Eleitoral responsável pelo município. Mais informações podem ser encontradas na página Mesário Universitário, onde os universitários também podem realizar a sua inscrição. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE