TRE comemora ativação da biometria em todos os municípios de SC

12 Jul, 2017 10:52:06 - Política

Florianópolis (SC)

Desde a última segunda-feira (3), a biometria está sendo realizada nos 295 municípios de Santa Catarina. A data marcou a concretização de umas das metas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para o ano de 2017. Isso só foi possível graças ao empenho e a dedicação dos 250 servidores envolvidos diretamente no processo da biometria, dos aproximadamente 1,2 mil estagiários, dos 180 militares e dos demais colaboradores. 

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. O Secretário de Tecnologia da Informação, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, destacou que o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. “A biometria é um método de identificação do eleitor que traz mais segurança ao processo eleitoral. Com ela, cada pessoa só poderá votar se tiver sua digital identificada pela urna. Além disso, toda a base de dados da Justiça Eleitoral será utilizada pelo documento de Identificação Civil Nacional. ”

Atualmente, o cadastro biométrico está acontecendo de forma obrigatória em 43 municípios catarinenses. A meta é que 80% do eleitorado desses municípios esteja biometrizado ao final da revisão. 

“O Tribunal Superior Eleitoral estipulou uma meta anual quanto ao número de eleitores que devem ser incluídos no cadastro biométrico. A meta para Santa Catarina, de agora até o próximo fechamento do cadastro eleitoral das Eleições 2018, é próxima a 1,3 milhão eleitores. Isso se traduz em uma meta numérica de 80% para as revisões de eleitorado. Comparecer ao cadastramento, nos casos de revisão, é obrigatório ao eleitor. Por isso, é essencial que o eleitor participe para que, em poucos anos, a gente possa ter todos os eleitores do Brasil atendidos biometricamente”, destacou o assessor especial de planejamento estratégico e de eleições do TRE-SC, Augusto César Campos.  

Histórico da biometria no Estado

Em 2008, a biometria começou a ser implantada em Santa Catarina no município de São João Batista, um dos três escolhidos a participar do projeto-piloto para a adoção do procedimento no Brasil. Nas Eleições de 2008, a cidade foi a primeira do país a eleger um prefeito pela votação biométrica. 

Em março de 2015, o procedimento tornou-se obrigatório em Joinville - o maior município do Estado. Um mês depois, o cadastramento tornou-se obrigatório também em Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Foi em junho de 2015 que aconteceu a oficialização da obrigatoriedade do cadastramento em Blumenau. Já Santo Amaro da Imperatriz finalizou o cadastro biométrico com sucesso, em agosto de 2015, cadastrando 84,79% do seu eleitorado. Por sua vez, Biguaçu concluiu o cadastramento em novembro, com o total de 82,63% do eleitorado cadastrado.

No dia 22 de março de 2016, a biometria foi concluída com sucesso em Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça. No total, dos 1.306.860 eleitores catarinenses das cinco cidades, 1.113.402 realizaram o procedimento. O que significa dizer que 85,2% do eleitorado que tinha obrigatoriedade foi biometrizado. Com o final das Eleições 2016, a Justiça Eleitoral retomou a biometria em Santa Catarina.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal