• Tratamento odontológico para pacientes de hospital

Tratamento odontológico para pacientes de hospital

28 Nov, 2017 09:26:54 - Saúde

Criciúma (SC)

Os estudantes de Odontologia da Unesc potencializam a formação muito além dos muros da Universidade. Por meio de um projeto inovador, juntamente com os professores, eles chegam a lugares que o atendimento da área não chega. O trabalho ocorre com um equipo portátil, que serve de ferramenta para reacender sorrisos na Ala Psiquiátrica do Hospital de Caridade São Roque, em Morro da Fumaça (SC). O projeto ocorre junto a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais, desenvolvida na oitava fase do curso. 

Esses pacientes eram internos do Hospital Psiquiátrico Rio Maina. Eles foram realocados a Ala Psiquiátrica do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. “Justamente por terem condições que são usadas como motivo para sua segregação social, tais pacientes são, de certa forma, "esquecidos" pelo sistema ou até mesmo, pela família. A própria saúde bucal, muitas vezes, é relegada a um segundo plano. Contudo, boa parte dos pacientes internados na ala psiquiátrica deste hospital são muito colaborativos e respondem muito bem às orientações e tratamentos propostos”, comentou o professor Diego Pires, responsável pelo projeto.

Entre os alunos que participam do projeto, está a Regiane Ilíbio. Segundo ela, o interesse pela área já existia, entretanto, logo após o primeiro contato ela se apaixonou pela área. “A segurança, amor e respeito que eles me passam me deixam mais feliz e gratificada por ter escolhido a Odontologia. Pacientes com transtornos psíquicos precisam de amor, carinho e atenção, me sinto extremamente lisonjeada por saber que posso fazer tudo isso na profissão que escolhi”, ressaltou.

A aluna comenta ainda que a extensão foi de suma importância para que ela se encontrasse na profissão. “Participar deste projeto me mostrou o quão ampla a nossa profissão é e me despertou mais admiração por ela, quem ama o que faz só agradece pelas oportunidades que lhe são concedidas, odontologia é amor”, contou Regiane.

Solicitação foi feita pelo Hospital

Ao observar a necessidade de tratamento odontológico na Ala Psiquiátrica, o Hospital de Caridade São Roque foi em busca de uma solução. Para isso, eles entraram em contato com a Unesc. “Dentes quebrados, cariados, dores e outras questões faziam os nossos pacientes sofrerem diariamente. Entramos em contato com a Unesc e fomos prontamente atendidos. O projeto tem beneficiado nossos pacientes de forma única”, comentou o enfermeiro responsável pela Ala Psiquiátrica, Afonso Paulo Morona.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE