• Transporte de areia prejudica 350 famílias em Maracajá

Transporte de areia prejudica 350 famílias em Maracajá

04 Ago, 2017 13:50:31 - Geral

Maracajá (SC)


Uma empresa que atua na retirada e transporte de areia de uma jazida na localidade de Ilhas, em Araranguá, está impactando diretamente no cotidiano de mais de 350 famílias de Maracajá das localidades de Encruzo do Barro Vermelho e Espigão da Toca. Caminhões de grande porte começam a circular por duas rodovias municipais e ruas urbanas do município por volta de 4h e produzem barulho, poeira ou barro, provocam rachaduras em residência e danificam estradas, diariamente, além das 21 horas.


Um grupo de aproximadamente 30 moradores, representando cerca de 200 famílias da localidade de Encruzo do Barro Vermelho foram recebidos em audiência pelo prefeito Arlindo Rocha nesta quinta-feira (03), exigindo providências. Além dos danos patrimoniais particulares e públicos provocados pelo transporte de areia as famílias alertam para o prejuízo à saúde pública dos moradores. Não faltam casos de doenças pulmonares e de distúrbios causados pelo barulho e risco de acidentes com os caminhões.


O prefeito Arlindo Rocha, depois de ouvir os relatos dos moradores, apresentou vídeo feito em seu próprio telefone celular na semana passada, quando foi verificar a situação e afirma ter ficado preocupado. "Não é possível as pessoas terem uma vida digna nestas condições; uma atividade econômica não pode ferir tão brutalmente o bem estar das famílias e vamos tomar providências", assegurou. Foi encaminhada uma nova reunião com mais famílias do Encruzo do Barro Vermelho e do Espigão da Toca, na segunda-feira, (7), às 19h, no salão comunitário de Espigão da Toca.


"Vamos em busca do consenso, da negociação, com a devida participação das comunidades envolvidas no processo; existem medidas paliativas, estruturantes e efetivas e cada uma delas será debatida com as duas comunidades e, sobretudo, com a empresa que provoca o descontentamento das famílias", explicou o prefeito Arlindo Rocha. Os objetivos serão estabelecidos gradativamente, mas a meta principal é a pavimentação da rodovia MR-370 (antiga MAR 250), conclui o prefeito.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal