• Transporte coletivo de Criciúma ganha Centro de Controle Operacional

Transporte coletivo de Criciúma ganha Centro de Controle Operacional

02 Jan, 2018 14:03:53 - Geral

Criciúma (SC)

Os passageiros do transporte coletivo urbano de Criciúma já podem acompanhar em tempo real o horário exato da chegada dos ônibus nas paradas e nos terminais da cidade. Essa novidade foi viabilizada por conta de uma parceria inédita em Santa Catarina entre o poder público e iniciativa privada, o Centro de Controle Operacional, inaugurado nesta sexta-feira, 29/12. O novo sistema disponibiliza também todas as linhas no aplicativo de transporte urbano Moovit. 

O CCO está localizado na estação rodoviária de Criciúma, onde acontece o acompanhamento em tempo real de todo o sistema, incluindo as linhas troncal, composta pelos amarelinhos, expressos, mineirinhos e alimentadoras, que se interligam com os bairros das cidade. Nos três terminais foram instalados monitores com os horários de saída e chegada dos ônibus, que facilitam a informação ao cliente do sistema.

Para planejar as viagens de ônibus da cidade basta baixar o app Moovit, disponível para Android ou IOS, fazer a busca pelo endereço desejado e o sistema vai mostrar as linhas de ônibus disponíveis e o horário que vai estar passando na parada. Esse monitoramento é feito através de um GPS instalado em todos os coletivos da frota.

No evento de lançamento o coordenador do grupo técnico, Celito Cardoso, salientou que o CCO foi o resultado de um trabalho que teve como objetivo principal a racionalização do sistema, buscando melhores resultados com os mesmos recursos. Quando foi inaugurado, em 1996 o sistema atendia 1,3 milhão de passageiros. Hoje esse número foi reduzido a menos de 900 mil todos os meses. O objetivo deste novo projeto é que as empresas consigam otimizar as rotas e garantir o equilíbrio financeiro.


Ainda buscando a atualizaçãp do sistema de transporte urbano de Criciúma está sendo realizado a atualização de todo o sistema de bilhetagem eletrônica, que já vem com a biometria facial. A ACTU já está realizando o cadastraento biométrico dos usuários que têm benefícios ou isenções, visando identificar e monitorar o uso das gratuidades.

O Presidente da ACTU, David Tiscoski, salientou que o foco do novo sistema é o cliente do transporte, que sentia a necessidade de mais informação do sistema e suas linhas. "Isso é inédito em Santa Catarina. Vai mudar tudo. Vai dar confiabilidade ao sistema, vai ter maior interação entre o cliente, empresas e poder público, com essa vontade de prestar melhor serviço, muito mais qualificado com essas ferramentas que estamos disponibilizando.", salientou.

O Prefeito Clésio Salvaro destacou que além do CCO o município vai investir em um novos abrigos de ônibus e também no asfaltamento de vias da cidade onde há transporte público. Para ele, todas essas melhorias permitirão que o sistema seja mais competitivo e farão com que o cidadão baixe o aplicativo e passe a utilizar novamente o sistema. "Essa é uma forma de reduzir custos e tornar Criciúma uma cidade melhor para todos", salientou Salvaro.

O Moovit é um aplicativo gratuito e quem desejar baixar no seu celular pode utilizar o wifi gratuito no terminal central ou na sede da ACTU no terminal Central. Todas as informações sobre essas mudanças podem ser obtidas junto a ACTU e nos terminais.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE