• Trânsito pesado no distrito de Estação Cocal preocupa vereadores

Trânsito pesado no distrito de Estação Cocal preocupa vereadores

02 Mar, 2017 14:13:22 - Política

Morro da Fumaça (SC)

A pavimentação da SC-442, que liga Morro da Fumaça à Cocal do Sul voltou a ser tema de debate entre os vereadores fumacenses durante a sessão ordinária desta semana. O assunto veio à tona após a aprovação do requerimento nº 2/2017 de autoria dos vereadores da bancada “Todos por Morro da Fumaça” (PMDB/PSD) e do vereador Alison Felix Bertan (PR), que solicita a pavimentação do trecho que compreende a rua João de Rochi até o encontro com a SC-442, em obras atualmente.


A preocupação se dá devido ao trânsito de veículos pesados que poderá acabar passando pelo centro do distrito. “Pelo traçado original, a via não passa pelo centro, porém, agora a Ferrovia Tereza Cristina exige a construção de um viaduto que custa em torno de R$ 10 mil. As palavras do Secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso na visita que fez à obra me preocupou, pois disse que não há como fazer este viaduto agora. Imagine todo o trânsito pesado passando pelo centro de Estação Cocal”, comenta o vereador Miguel Zaccaron Darolt (PSD). Morador do distrito, Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), também destaca a preocupação. “Enfrentamos ainda problemas com desapropriações. Tem morador que está prejudicando o desenvolvimento”, salienta.


Obra 70% concluída


A obra, que é uma parceria público privada, está 70% concluída, sem contar o elevado que deverá ser construído em Vila Rica, a pedido da Ferrovia Tereza Cristina. Durante a visita do secretário, há algumas semanas, os vereadores solicitaram a pavimentação até o centro do distrito. “Temos a preocupação com o fluxo de caminhões, mas o traçado original custará R$ 18 milhões a mais, porém, ele deverá ser feito no futuro”, fala o vereador Edivaldo Marcolino, o Vado (PMDB). Também morador de Estação Cocal, o vereador Jerson Maragno (PP), disse que a obra precisa ser feita. “Há anos a comunidade espera por este asfalto”, ressalta. Maragno lembra ainda que o distrito, que possui cerca de seis mil habitantes, só tem uma saída. “Esta é uma situação que também precisa ser solucionada”, pontua.

 

Busca por solução 


Na busca por uma solução, os vereadores pretendem agendar encontro na Secretaria de Estado da Infraestrutura e até mesmo realizar uma audiência pública. “Não podemos criar empecilhos para esta obra. Precisamos encontrar alternativas, Ver um local que os veículos pesados possam desviar para que não transitem pelo centro”, relata o presidente da Casa, José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB). Na vistoria recente, os legisladores ouviram explicações dos integrantes da empresa responsável pela obra. “Se não for uma estrutura bem feita, logo estes veículos pesados prejudicariam o asfalto. É preciso chegar a um denominador comum prezando pelo que é melhor para a comunidade”, fala o vereador Tiago Minatto (PMDB). Alison Felix Bertan (PR), também defende o debate. “Precisamos defender tudo que é bom para Estação Cocal e para a cidade”, salienta.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

FOTO: DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal