• Transformação na gestão e comercialização

Transformação na gestão e comercialização

25 Nov, 2016 14:39:00 - Geral

Chapecó (SC)

Formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Esse é o principal objetivo do curso técnico de nível médio em Agronegócio da rede e-Tec, o primeiro oferecido na modalidade a distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em Santa Catarina é desenvolvido por meio do Sistema Faesc/Senar-SC em seis polos de apoio presencial: São Joaquim, São José, Fraiburgo, Braço do Norte, Seara e Campo Alegre.

O curso é totalmente gratuíto tem duração de dois anos com carga horária de 1.230 horas, sendo 20% de aulas presenciais. Os polos contam com espaço para o desenvolvimento de atividades presenciais e por meio de parcerias com propriedades rurais, empresas agropecuárias e agroindústrias realizam atividades práticas. A coordenadora do curso em Santa Catarina, Katia Zanela, expôs que os alunos têm encontros quinzenais nos polos, além de visitas técnicas. Para ingressar o aluno precisa apenas passar por um processo seletivo”.

Em 2016 encerram as primeiras turmas de Santa Catarina, e serão formados 75 técnicos em Agronegócio. As solenidades de colação de grau ocorrerão em fevereiro de 2017 nos polos de São José, São Joaquim e Fraiburgo. 

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, o curso possibilita o reconhecimento da realidade do meio rural e as peculiaridades das atividades produtivas do agronegócio brasileiro. “O profissional conclui o curso apto para identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro”, avalia Pedrozo. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, observa que o Técnico em Agronegócio analisa problemas em sistemas e processos de gestão e de produção agropecuária e reconhece quais as melhorias na qualidade dos produtos e serviços necessárias em cada propriedade rural. “A partir disso, é possível empregar técnicas de organização e distribuição eficiente do trabalho e dos recursos produtivos, visando a racionalização de processos, economia de custos e a maximização dos resultados”, complementa.

O TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

Após a conclusão do curso o profissional torna-se especializado na execução de procedimentos de gestão do agronegócio. “O Técnico em Agronegócio está apto a trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa”, salienta Katia Zanela.

“Esses profissionais cumprem um importante papel como agentes de transformação por meio de técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista da produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida no meio rural”, enfatiza Pedrozo. 

Zanluchi ressalta que a formação no curso Técnico em Agronegócio do Senar facilita o acesso a um mercado que não para de crescer. “O meio rural está aberto a novos profissionais que estejam preparados com conhecimentos técnicos e que auxiliem no desenvolvimento das propriedades catarinenses”.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Marciana Pressi tem 22 anos, é engenheira agrônoma e foi a partir do trabalho dos avós como produtores rurais que surgiu o interesse pelo meio rural. A jovem está no segundo semestre do curso Técnico em Agronegócio no polo de Seara. “É um curso que complementa o que aprendi durante a graduação. Os assuntos trabalhados estão diretamente ligados com o dia a dia do setor”, avalia. Segundo ela, o conhecimento adquirido traz noções fundamentais para uma boa gestão das propriedades e auxilia na negociação com o mercado. 

Foi bem longe do meio rural que o administrador de empresas Alexander Creuz, de 41 anos, iniciou sua vida profissional. Especialista em marketing, trabalhava no mercado financeiro em São Paulo (SP). Mas o coração falava mais alto quando o assunto era agronegócio. Atuar na área sempre foi um sonho. Em 2014 conheceu o curso Técnico em Agronegócio do Senar e foi então que decidiu mudar de vida. Fez o processo seletivo para o polo de São José. “De lá para cá as expectativas foram todas superadas. Foi a partir das visitas técnicas que vi de perto a realidade do meio rural. Passei a enxergar as dificuldades do campo e a entender melhor esse elo da cadeira produtiva, o que favorece muito a aprendizagem e a troca de informações”, relata. 

A formação profissional de Robson Cristiano Niering, de 36 anos, foi em marketing. Mas a vontade de atuar no meio rural foi maior e, há um ano e meio, tornou-se produtor rural no cultivo de hortaliças em sistema hidropônico. Niering está finalizando o primeiro semestre do curso no polo presencial de Campo Alegre. “Foi com o curso Técnico em Agronegócio que o desejo de atuar nessa área começou a se concretizar”, relata. 

Segundo o produtor, quando montou a estufa e resolveu fazer o curso e, a partir disso, a situação mudou para melhor. “Consegui planejar a produção, definir custos e consolidar minhas vendas. Hoje tenho uma visão mais abrangente do meu negócio, estou ampliando e quintupliquei a produção de alface hidropônica, tudo graças aos aprendizados que obtive”, comemora.

Carolina Rohling, de 18 anos, concluiu o ensino médio e iniciou o curso Técnico em Agronegócio no polo presencial de Braço do Norte. A jovem auxilia os pais na propriedade rural e está cursando o primeiro semestre. Ela, resolveu, fazer o curso para expandir os conhecimentos na área de atuação. “O mais interessante são as aulas práticas. Elas facilitam o entendimento de alguns processos e possibilita o contato direto com a realidade do trabalho no campo”, observa. Carolina afirma que o curso é ótimo e o indica para outras pessoas. “A estrutura do curso é focada na nossa realidade e isso auxilia muito na gestão das propriedades”. 

O técnico em Química e estudante de Administração Arthur Oliveira Souza, de 27 anos, está no último semestre do curso Técnico em Agronegócio no polo de São Joaquim. Souza decidiu se inscrever porque considera o Senar/SC uma instituição de altíssima qualidade. “O agronegócio é uma das melhores áreas para investir e quanto mais preparado eu estiver maior são as chances de alcançar sucesso na profissão”, considera. Para ele, o método de estudo ofertado pelo curso é atrativo uma vez que alia aulas à distância e presenciais com visitas técnicas. 

Mariana Bortoloso de 27 anos, está concluindo o curso no polo de Fraiburgo. Graduada em Administração e pós-graduada em Desenvolvimento Rural e Agronegócios, ela é filha e irmã de produtores rurais. “Decidi fazer o curso porque vejo que o agronegócio é muito importante em nossa região. O Técnico em Agronegócio me possibilitou o aprofundamento de conhecimentos. As visitas mostraram na prática a importância desse trabalho nas empresas e propriedades rurais”, avalia. A jovem trabalha em uma Cooperativa de Crédito em que a grande maioria dos associados são produtores rurais. “O curso também facilita no entendimento das propriedades rurais e as necessidades perante o crédito rural e as políticas de crédito. Sem dúvidas é uma excelente oportunidade a qual indico para todos”, finaliza. 

SEJA UM TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

Os interessados em participar do curso devem ficar atentos aos processos seletivos que abrem todos os anos no site do www.etec.senar.org.br. Dúvidas e informações podem ser obtidas nos Sindicatos Rurais dos municípios.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE