• Trabalhos de conservação garantem movimentação de pedestres

Trabalhos de conservação garantem movimentação de pedestres

18 Out, 2018 15:55:05 - BR-101

Araranguá (SC)

Os trabalhos de conservação da BR-101 Sul catarinense têm uma série de ações em execução, sejam em pistas, obras de arte especiais (OAEs) e vias lindeiras. Entre elas, a manutenção dos equipamentos de travessia – calçadas, faixas de pedestres, sinalizações, passarelas e passagens inferiores, garantem para as pessoas que circulam a pé, segurança para se deslocar ou cruzar as pistas duplicadas da rodovia federal.

De todos os trabalhos executados pelo DNIT/SC, a conservação em vias laterais e espaços para pedestres são os que mais servem para manter a circulação local entre bairros lindeiros. No cronograma de serviços estão a limpeza de vegetação em calçadas, meio-fios e travessia, a retirada de sedimentos em pistas e bordos – essencial para a segurança de ciclistas e motociclistas – a recomposição de calçadas danificadas, a limpeza de passarelas e passagens inferiores, a reinstalação de faixas sobre o pavimento e sinalização vertical indicando os locais circulação de pessoas, a remoção de obstáculos e a roçada em bordos dos passeios públicos e ruas laterais.

Esses são alguns dos trabalhos realizados pela autarquia, em acréscimo aos serviços executados em paralelo em outros segmentos. Além do tratamento de conservação em espaço de aglomerados urbanos, a autarquia mantem atividades em pistas duplicadas, roçadas em toda a extensão da plataforma de tráfego, nos sistema de drenagem, OAEs, reposição de elementos de sinalização, entre uma diversificada gama de serviços.

A limpeza com retirada da vegetação e lixo, também executada pelo DNIT/SC, é necessária para a manutenção dos elementos de sinalização rodoviária (placas, painéis, defensas metálicas, etc.) e também para a melhor visualização e compreensão pelos motoristas. Já a coleta de lixo evita que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento, danificando bocas de lobo e as galerias debaixo das pistas.

Aos motoristas, o DNIT/SC pede atenção redobrada para a circulação dos trabalhadores nos bordos de pista, alças e canteiro central. Quando as equipes forem avistadas, é preciso reduzir a velocidade e respeitar o espaço das atividades. Em alguns trechos, os trabalhos serão sobre a pista com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal