• Trabalhadores e equipamentos requerem atenção sob pontes

Trabalhadores e equipamentos requerem atenção sob pontes

02 Set, 2016 16:25:29 - BR-101

Tubarão (SC)

Para dar continuidade aos trabalhos de adequação de ruas laterais à expansão rodoviária da BR-101 Sul catarinense, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vem alocando trabalhadores e equipamentos sob as pontes do Rio Tubarão, no km 337 da rodovia federal. Com isso, os usuários da SC-390 e da avenida Severiano Albino Corrêa – via municipal tubaronense, precisam redobrar os cuidados quanto a movimentação desta frente de obras.

Os trabalhos são voltados para a construção do sistema de drenagem sob os vão das duas pontes, necessário para dar continuidade à adequação do sistema viário neste segmento. Quando concluído, a avenida e a rodovia estadual serão espaço para entrada e saída da cidade de Tubarão, bem como acesso aos municípios próximos e retorno de sentido para o tráfego de longo curso.

A configuração das alças de acessos e também da circulação de pedestres será adequada com os padrões da duplicação, com aplicação de novo pavimento e preparação de passeios públicos. As mudanças em andamento fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental da BR-101.

Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

Nesse passo, o programa tem como meta a adequação do planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integra-la ao espaço urbano, através do planejamento estratégico entre comunidades, órgãos públicos e o empreendedor (DNIT). Com a implantação das pistas duplicadas, foi inserida no projeto a construção as passarelas, passagens inferiores para pedestres, passagens inferiores de veículos, ruas laterais, calçadas, faixas de pedestres, sinalização vertical, ciclofaixas e pontos de ônibus, para melhor atender os moradores e usuários da rodovia, priorizando a segurança dos mesmos, tanto no período de obras como depois de concluídas.


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REDAÇÃO JINEWS
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