• Torneios de mora, trunfo, xadrez, dama e cubo mágico

Torneios de mora, trunfo, xadrez, dama e cubo mágico

26 Set, 2016 13:13:52 - Variedades

Cocal do Sul (SC)

Atividades que integram, divertem e mexem com a criatividade e habilidades diferenciadas ganharam a cena neste domingo, 25, na IV Cocalfest. Da criança ao mais velho representante, as mesas do parque de eventos se transformaram em uma verdadeira disputa com os torneios de mora, trunfo, xadrez, dama e cubo mágico que reuniu cerca de 50 participantes. Uma mistura de habilidade, conhecimento e raciocínio lógico colocados a postos.


A mora passada de pai para filho esta presente até hoje no município como um esporte praticado entre alguns apaixonados da região. O torneio acontece todos os anos durante a Cocalfest. As batidas fortes na mesa e as chamadas dos números em alto tom de voz vibraram as centenas de simpatizantes que acompanharam a participação de 10 jogadores.

Segundo o coordenador da Mora na região, Antônio Fachin o jogo da mora é uma tradição trazida da Itália, sobretudo pelos imigrantes da região do Vêneto, tradição esta que se manteve e se incorporou aos hábitos e costumes dos seus descendentes. “Esta é a nossa quarta edição do evento em Cocal e todos os anos é um sucesso. Bom para as pessoas conhecerem e para se manter a tradição”, ressalta.

Para o participante Rosalino Scarpatto que joga há mais de 50 anos o segredo esta na esperteza, rapidez e muita malandragem. “Aprendi com meu pai e irmãos mais velhos. Era um tempo bom e muito divertido”, relembra.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE