• Tiro Prático - Tetracampeão sul-americano em Criciúma

Tiro Prático - Tetracampeão sul-americano em Criciúma

23 Nov, 2016 17:33:00 - Esporte

Criciúma (SC)

O Clube de Caça e Pesca Albert Scheidt recebe, neste final de semana, a etapa decisiva do 26º Campeonato Catarinense de Tiro Prático (IPSC). O tetracampeão sul-americano confirmou presença. Além dele, o maior produtor nacional de material esportivo para o Tiro Prático também estará presente. A entrada é franca.

O Clube de Caça e Pesca Albert Scheidt, em Criciúma (SC), vai ser sede das disputas da 10ª e última do 26º Campeonato Catarinense Tiro Prático (IPSC) nos dias 26 e 27 deste mês, a partir das 08 horas com o Handgun Pré-Match (ROs e Stafe) e, no domingo (27), tem o Handgun Main Match, a partir das 08 horas. São esperados atiradores de Blumenau, Brusque, Caçador, Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Fraiburgo, Imbituba, Itajaí, Ponte Serrada e Urussanga. 

Vão ser quatro Squads (pistas) de Shotgun a serem disputadas no sábado (26) e oito pistas de Handgun a serem disputadas no domingo (27). 

Handgun: Armas curtas (pistola e revólver), número mínimo de disparos para a prova: 136.

Shotgun: Arma longa semiautomática (pump), calibre 12, número mínimo de disparos para esta prova: 45.

“Esta é a segunda vez que o nosso clube recebe uma etapa do Catarinense desta modalidade. No ano passado as nossas estruturas foram muito elogiadas pelos participantes e pela nossa federação. Estamos orgulhosos e felizes em sediar a etapa derradeira do Estadual”, fala Carlos Gerzoschkowitz Júnior, diretor de tiro do clube.

No sábado, entre as 17 e 19 horas, os convidados Jaime Saldanha Júnior e Guga Ribas vão bater um papo com os participantes da etapa e adeptos da modalidade na região Sul de Santa Catarina, ficando na cidade para acompanhar as provas do dia seguinte.

No domingo, após o almoço, acontece a entrega das premiações, da etapa de Criciúma e do Catarinense, além do sorteio de brindes. 

O Clube de Caça e Pesca Albert Scheidt conta com os apoios da Besides Informática, Comercial Pavei FME Criciúma, Lojas Adelino, Prefeitura Municipal de Criciúma e Super Center Japonês.

Convidados:

Jaime Saldanha Filho: Tridecacampeão brasileiro (13 vezes), tetra campeão sul-americano (04 vezes).
Site www.aguiadehaia.com.br ou https://jaimesaldanhajr.wordpress.com/)

Guga Ribas: Ícone do esporte e maior produtor nacional de material esportivo para o tiro prático (IPSC). Site www.gugaribas.com.br.

International Practical Shooting Confederation (IPSC)

Apenas na década de 50, o Tiro Prático começou a ser desenvolvido, no sul da Califórnia (EUA). Já a fundação do esporte ocorreu em 1976, durante o International Pistol Conference, conhecido como “Conferência de Columbia”, na cidade de Columbia, no Missouri (EUA). No evento, esportistas de todo o mundo discutiram sobre a estrutura e a organização do esporte. Nesse momento, foi redigida uma constituição e surgiu a Confederação Internacional de Tiro Prático – International Practical Shooting Confederation (IPSC) – cuja sigla dá nome à modalidade.



Tudo começou com representantes de nove países, que desejavam promover, manter e levar adiante a prática da modalidade. Atualmente, são mais de 60 países, e as maiores competições chegam a ter mais de 900 participantes. Conforme o esporte foi provocando mais interesse, a estrutura e os ambientes de competição foram se aprimorando.

O Tiro Prático tenta medir a habilidade do esportista em atirar com velocidade e precisão. Uma competição de IPSC possui os seguintes elementos:

01 - Um conjunto de pistas de tiro, constituídas por um conjunto de alvos padrão colocados a diferentes distâncias e diversos posicionamentos;

02 – Ao sinal de início, o competidor percorre a pista e engaja diversos alvos à medida que consegue visualizá-los, sempre acompanhado de perto por um árbitro que zela pela segurança e cumprimento das regras;

03 – Ao término, é marcado o tempo gasto e efetuada a verificação de pontuação dos alvos;

04 – A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto;

05 – Ganha a prova quem obtiver o maior número de pontos.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança