• Terceira Porta Santa é aberta na Diocese de Criciúma

Terceira Porta Santa é aberta na Diocese de Criciúma

12 Set, 2016 10:58:06 - Variedades

Criciúma (SC)

Há quase dois meses prestes de a Igreja cerrar as portas santas da misericórdia no mundo inteiro, a Diocese de Criciúma abriu uma terceira porta santa, na tarde deste domingo, 11, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, que está sendo construído em Morro Bonito, Içara.

Cerca de 3 mil fiéis compareceram à celebração, que teve início às 14 horas, na Capela do Getsêmani, próxima à entrada do terreno que abrigará o grande complexo religioso a ser inaugurado em 23 de abril de 2017. A capela também chamada de igreja da Agonia também se encontra em construção, e representará o lugar onde Cristo orou e suou sangue, antes de ser preso e iniciar seu calvário que culminou na crucificação. “Esse espaço será muito especial, onde as pessoas, com seu sofrimento, com a agonia de suas vidas, irão se juntar a Cristo para rezar e encontrar conforto e consolo para levar a cruz, como Ele levou até o fim”, disse o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, antes da caminhada.


Em procissão, conduzido pelo bispo, animado com cantos e orações, o povo caminhou até o lado direito do Santuário e acompanhou todo o rito de bênção e passagem pela porta santa. Dom Jacinto enfatizou aos presentes o grande presente oferecido pelo Papa Francisco, ao dar oportunidade para que pessoas, no mundo inteiro, pudessem receber indulgências, sem precisar se deslocar até Roma para atravessar as tradicionais portas santas.

Porta será fechada em novembro

Na solenidade de Cristo Rei, em 13 de novembro, a porta santa deverá ser lacrada, com uma parede interna e só será aberta novamente por ocasião de outro jubileu, em 2025. “Mesmo que tenhamos só dois meses com essa porta aberta, fizemos questão de fazê-la, pois irá caracterizar muito nossa Diocese, por causa da misericórdia a qual este Santuário está dedicado. Passar pela porta significa que queremos continuar entrando na Igreja de Cristo, onde recebemos os sacramentos da salvação para nossa vida”, disse Dom Jacinto.


Para obter a indulgência plenária, ou seja, a remissão das penas temporais, os fiéis são orientados a fazer uma peregrinação, tocar a porta santa, participar da missa, comungar da eucaristia, rezar nas intenções do Papa e se confessar.

Características da porta santa

A porta santa instalada no Santuário do Coração de Jesus contém a logomarca do Ano Santo da Misericórdia, a figura de Jesus, Bom Pastor e os brasões do Bispo Diocesano e do Santo Padre. As folhas que formam a porta formam ainda uma cruz, de cor branca, fixada entre a madeira.

Cruz como centro

Conforme Dom Jacinto, a data para abertura da porta santa no templo foi idealizada em relação à proximidade da solenidade da Exaltação da Santa Cruz, celebrada pela Igreja no dia 14 de setembro, e também porque o santuário foi projetado em forma de cruz latina. “É justamente na cruz que nasceu toda a misericórdia do Senhor, quando transpassado o coração pela lança do soldado, de onde saíram água e sangue. Naquele momento Jesus já tinha entregue sua vida e sua mãe, tudo para a humanidade. No sangue de Jesus derramado pela humanidade nasceram os sacramentos que mantêm a Igreja viva e forte até a eternidade”.

Sentido está na misericórdia

No dia em que a liturgia destaca a misericórdia de Deus para com a humanidade, o epíscopo exaltou o papel fundamental idealizado com a construção do santuário: atender milhares de fiéis, espiritual e humanamente, com apoio de padres, religiosas e leigos.

Durante a missa, concelebrada pelo padres Antônio Vander e Daniel Zilli, enquanto outros presbíteros prestavam atendimento espiritual pelo sacramento da confissão, Dom jacinto agradeceu ao povo pelas orações e contribuições que estão tornando a obra do Santuário realidade. “Nós somos as primícias desses fiéis, mas depois de nós virão milhões, que irão visitar este santuário e vão se sentir acolhidos e amados aqui, pelo amor misericordioso do Senhor”, acrescentou o Bispo.

Intenções

A santa missa foi rezada também na intenção do falecimento da senhora Luiza Dagostin Pizzeti, mãe de Vanilda e sogra de Higino, casal responsável pela doação que possibilitou a construção da capela do Getsêmani e, por isso, não puderam estar presente.

Ao final da missa, o Bispo apresentou religiosas das congregações Irmãs Adoradoras da Misericórdia e da Ordem da Visitação de Santa Maria, que futuramente irão residir no Santuário, e exaltou a presença das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, por sua dedicação ao Hospital São José. Dom Jacinto também apresentou seminaristas diocesanos presentes, entre eles, Giliard Gava, que recebeu a bênção de envio para ingressar em seus estudos em Roma, sendo que a viagem está marcada para o próximo sábado, 17.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal