• Terapias complementares auxiliam tratamentos pelo SUS

Terapias complementares auxiliam tratamentos pelo SUS

12 Jul, 2017 13:41:46 - Geral

Içara (SC)

Os tratamentos de saúde e a humanização no atendimento vão além das consultas médicas na Rede Municipal de Içara.  Práticas alternativas e complementares auxiliam em diversos tratamentos e são oferecidas gratuitamente à população. É o caso da auriculoterapia, que consiste na estimulação com sementes, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversas patologias físicas ou psicológicas.

De acordo com o fisioterapeuta do Centro Municipal de Fisioterapia Traumato-Ortopedia (Cefito) Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, pacientes que sofrem com ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, podem receber o tratamento. “Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha. Embora as apoie, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que elas não substituem os tratamentos convencionais, mas os complementam”, enfatiza o profissional.

Os pacientes atendidos no Cefito utilizam o método como terapia complementar como parte dos tratamentos. “Após capacitação oferecida pela Secretaria de Saúde, as unidades de saúde passaram a oferecer a auriculotepia. Na maioria dos casos, o serviço é resultado da iniciativa dos próprios profissionais que atuam nas Estratégias de Saúde da Família”, explica.

A pedagoga Deliana Rosso faz uso da auriculoterapia como parte do tratamento da ansiedade. “O resultado é maravilhoso, eu já tinha lido sobre, mas até então pensava que só teria acesso pelo particular. Hoje, pelo SUS, tenho acompanhamento com nutricionista, psicólogo, faço atividades físicas com frequência, entre outros tratamentos que resultaram na eliminação de 37 quilos”, diz entusiasmada.

Fernandes explica que é imprescindível a recomendação médica para realizar o procedimento. “Há um certo desconhecimento nos pacientes sobre  a técnica, mas após a explanação do profissional de saúde, o usuário passa a agregar tal prática no seu tratamento, obtendo assim bons resultados”, salienta.

“Sabendo dos benefícios  desta prática,  realizaremos novas capacitações para ampliar acesso, através das estratégias de saúde da família, aumentando capacidade de atendimento para início de 2018. Este procedimento pode ser realizado por qualquer profissional de saúde capacitado e que passa por atualizações freqüentes,” destacou a secretária de saúde, Lucimara Ferreira. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança