• Terapia holística é tendência na luta contra “doenças do século”

    Reiki, cromoterapia, aromaterapia, florais de Bach e hipnose clínica são algumas das formas de combater a ansiedade, que atinge 9,3% dos brasileiros

Terapia holística é tendência na luta contra “doenças do século”

10 Set, 2018 10:30:45 - Variedades

Criciúma (SC)

Com a correria, o estresse e os problemas do dia-a-dia, os nossos pilares de mente-corpo-espírito-emoção acabam entrando em desequilíbrio o que gera ansiedade, causando, ainda, outras doenças como a síndrome do pânico e até depressão. Desde que a ansiedade foi categorizada como uma patologia e inserida na 3ª edição do Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM), ela mostra-se presente em diversos males, sendo considerada por muitos especialistas a “doença do século”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo com 9,3% dos brasileiros sofrendo desse mal.

Conhecida como uma medicina alternativa, a terapia holística pode ser a saída para as pessoas que querem algo a mais nos tratamentos tradicionais. Ela, cada vez mais, tem sido procurada por quem sofre destes males.

A psicoterapeuta holística Fabi Benetton, que há um ano atua em Criciúma, explica que o método é muito eficaz para combater estes problemas. “Durante as sessões de Reiki, por exemplo, que é apenas uma das terapias, o cliente concentra suas energias no relaxamento e na cura. Na medida em que as sessões continuam, torna-se mais fácil manter esse foco. Sendo assim, o paciente pode então começar a utilizar essa habilidade para se acalmar sempre que uma crise estiver prestes a começar”, esclarece a profissional.

Especialista em Reiki, cromoterapia, aromaterapia, florais de Bach e hipnose clínica, Fabi ressalta que todas estas terapias possuem efeito parecido. “Não existe a melhor técnica e sim aquela que o cliente gosta mais. O efeito terapêutico é o mesmo”, conta.

Conheça as terapias utilizadas 

Na técnica japonesa do Reiki, troca de energia é utilizada para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover bem-estar, felicidade e serenidade.

Já a cromoterapia pode ser definida como o tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.

A aromaterapia, por sua vez, utiliza óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias para também de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.

Os florais de Bach também são muito indicados no tratamento de doenças ocasionadas pela ansiedade: os 38 florais serenam algumas emoções negativas no ser humano como a depressão, medo, culpa, terror e pânico -, melancolia, tristeza, apatia ou resignação, ciúmes, raiva ou ódio, cansaço, solidão, indecisão, mágoa, ansiedade, pensamento excessivo no futuro ou no passado, tristeza por perda de entes queridos e muitas outros sentimentos.

Por fim, a hipnose clínica,  também utilizada pela psicoterapeuta Fabi Benetton, é uma técnica de tratamento que funciona com auxílio do estado de transe ao qual o paciente é induzido. A hipnose clínica auxilia o paciente a encontrar as causas de problemas emocionais, devido a um trauma por exemplo.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE