• Tenente-coronel Maike completa um ano no comando do 19ºBPM

Tenente-coronel Maike completa um ano no comando do 19ºBPM

18 Mai, 2018 16:09:16 - Segurança

Araranguá (SC)

Tendo ingressado na Polícia Militar em 1993 e desde o ano de 2007 atuando em Araranguá o tenente-coronel Maike Adriano Valgas já exerceu diversas funções no 19ºBPM, quando promovido ao atual posto em maio de 2017 assumiu o comando da Unidade em substituição ao tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade.

No transcurso de um ano alguns números poderiam ser apresentados, mas os dados estatísticos quando expostos isoladamente deixam escapar muitas ações realizadas por de trás deles. Assim, aproveitamos para falar das boas práticas mantidas e outras implementadas para que a polícia militar do vale de Araranguá pudesse trazer à população residente e visitante a sensação de segurança esperada.

No período em comento, os eventos de aproximação com sociedade tiveram ampla aceitação e estreitaram ainda mais os laços que já eram bastante solidificados. Ocorreu o tradicional jantar baile no mês de julho de 2017, formaturas PROERD, campanhas por um trânsito mais seguro, “#VemCOMaPM - tarde na praça”, 2º Bike Desafio, dentre outras ações de interação.

Na busca de melhores condições de trabalho ao efetivo, através de parcerias com o Ministério Público, Poder Judiciário, Executivos e Legislativos dos municípios da microrregião, foi possível realizar a aquisição de inúmeras viaturas policiais, armamento, munições e equipamentos.

No campo de valorização profissional e preparação para o trabalho ocorreu em setembro de 2017 o 1º Estagio de Radiopatrulhamento do 19ºBPM.

Para melhor atendimento da saúde física e metal dos militares, através de convênio firmado com a ABEPOM, promoveu-se a revitalização do consultório odontológico e ampliação do espaço para implantação de um “Posto de Atendimento” ao associado, dando celeridade aos encaminhamentos de benefícios colocados à disposição pela associação, tais como acesso ao serviço de assistência social, acompanhamento psicológico, recebimento de auxílios e pecúlios.

Em novembro de 2017 foi promovido o “DIA DA SAÚDE NO 19ºBPM”, onde os policiais militares e familiares tiveram a sua disposição os serviços de dosagem de glicemia; verificação de pressão arterial, testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação de adultos.

Ao final de 2017, com a formatura do Curso de Formação de Soldados o 19ºBPM pode contar com 29 novos policiais militares, preenchendo lacunas em alguns municípios e viabilizando o retorno da modalidade de policiamento com motocicletas e atendimento parcial de um novo setor de policiamento nos bairros situados mais ao sul do município de Araranguá, aumentando sobremaneira a atuação da Polícia Militar no extremo sul catarinense.

 A reforma dos alojamentos das policiais femininas e também dos subtenentes e sargentos, na sede do 19ºBPM, buscou prover bem-estar nos ambientes. Nas companhias destacadas aos capitães comandantes igualmente trilharam o caminho pela procura de melhorias nas instalações físicas para maior conforto dos policiais militares.

Nas ações preventivas destacamos: a ampliação dos núcleos da Rede de Vizinhos; constante divulgação de dicas de segurança nas mídias sociais; presença ostensiva nos acessos dos municípios da AMESC; patrulhamento nas comunidades rurais (visando a redução de crimes, em especial o furto de gado); reforço policial nas áreas comerciais com policiamento ostensivo à pé; o policiamento ostensivo preventivo de grandes eventos; e atividades de segurança na volta às aulas 2018.

A continuidade e incremento das visitas preventivas nas comunidades integrantes da Rede de Vizinhos, aos estabelecimentos comerciais, bancários e de ensino tem sido um importante instrumento para o que chamamos de prevenção primária – a verdadeira essência do disposto no artigo 144 da Constituição Federal “A Segurança Pública, dever do Estado, dever e responsabilidade de todos...”.

Agindo de maneira preventiva, mas com uma proatividade acentuada, calcado no policiamento orientado ao problema, constantemente são deflagradas operações policiais de fiscalização de trânsito, de bares e casas noturnas, operações integradas com as demais forças policiais, tais como a Operação Ferrolho (fechamento de todos os pontos de acesso nas divisas com os Estados vizinhos e fronteiras com outros países).

Quando a prevenção não surtiu o efeito desejado os policiais militares enfrentaram a criminalidade com uma pronta-resposta impecável, o que se retrata nas milhares de prisões perpetradas, apreensão de expressiva quantidade de drogas e armas de fogo, recuperação de mais de uma centena de veículos furtados ou roubados, além disso, no decréscimo do número de homicídios em nossa região.

Acompanhando as inovações tecnológicas vivenciadas na PMSC, o 19ºBPM coloca a disposição da população registros totalmente informatizados, desde o primeiro atendimento prestado pela guarnição policial na viatura.

Fazendo uso de modernas ferramentas de planejamento, gestão e controle as ações policiais ficam focadas de maneira inteligente, atuando diretamente nos locais e/ou fontes dos problemas de segurança pública.

O comandante do 19ºBPM comemora a passagem destes 365 dias à frente do batalhão, compartilhando os resultados e conquistas alcançadas com o corpo de oficiais e praças, sobretudo, impondo grande parcela do sucesso as profícuas e duradouras parcerias firmadas com órgãos e entidades públicas e privadas, empresários e comerciantes, sociedade civil organizada e pessoas que buscam resgatar os valores para o restabelecimento de uma sociedade mais segura, justa, sadia e feliz.

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal