Temer faz balanço de um ano de governo; veja como foi a cerimônia

12 Mai, 2017 16:19:30 - Brasil

Brasília (DF)

Começou há pouco, no Palácio do Planalto, a reunião ministerial para balanço de um ano de governo. Coordenado pelo presidente Michel Temer, o encontro abrirá espaço para que representantes de diversas áreas do governo federal falem sobre as principais medidas ao longo primeiro ano do governo Temer.

A expectativa inicial é de que todos ministros falem. No entanto, a assessoria informou que não há um roteiro predefinido. Caberá ao presidente da República conduzir a reunião dando a palavra a cada uma das autoridades. Mais cedo, o presidente visitou hoje (12) uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília, para marcar o início do novo ciclo de saques das contas inativas do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Casa Civil

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi o primeiro falar. Após explicar o papel da Casa Civil, de facilitar as ações de todos os ministérios, Padilha enumerou os 16.458 atos de sua pasta ao longo dos 12 meses do governo Temer: “Foram 16.458 atos, sendo 685 atos normativos, 52 medidas provisórias, duas propostas de emenda à Constituição, 57 projetos de lei e 239 despachos. Foram mais de 8 mil nomeações”, detalhou ao apontar como princil foco principal foco a coordenação e articulação de minstérios.

Padilha destacou também as ações visando a reformas como as do teto de gastos e da Previdência Social, bem como as reformas trabalhista, administrativa, política e do ensino médio. Programas na área social, como o Criança Feliz também foram citados e as iniciativas de digitalização de documentos ministeriais.

Um dos pontos mais destacados por Padilha foi a retomada do Conselhão, grupo formado por empresáriso e representantes da sociedade civil para assessorar a Presidência na definição de políticas governamentais: “o Conselhão e suas atividades e sugestões foram aproveitados por seu ordenamento, priorizando os eixos econômico, externo, infraestrutura, social e gestão. Por meio de sua coordenação, foram tomadas iniciativas para garantir as principais entregas do governo até 2018”, disse Padilha. Eliseu Padilha citou também o sucesso dos grandes eventos no Brasil. “A Olimpíada foi um evento dos mais exitosos, que fez com que o mundo tomasse conhecimento do Brasil. Por isso 88% dos estrangeiros disseram querer voltar e classificaram o brasileiro como povo o mais amistoso”.

O próximo ano de governo será, segundo o ministro, dedicado à implementação das recomendações apresentadas pelo Conselhão, seguindo as prioridades a serem apontadas por Temer. “Novos marcos regulatórios normativos estão em fase de conclusão: mineração, lei geral ambiental e de saneamento... Com essa medidas daremos um passo adiante, rumo à política que o senhor [presidente Michel Temer] determinou, gerando mais empregos no país”.

TEXTO/ KLEBER SAMPAIO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE