Temer conversa com presidente do Paraguai sobre acordo Mercosul-União Europeia

06 Mar, 2018 15:59:26 - Brasil

Brasília (DF)

O presidente Michel Temer conversou na manhã de hoje (6), por telefone, com o presidente pro tempore do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, para tratar das negociações em torno da conclusão do acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia. A assinatura do pacto comercial entre os dois blocos vem sendo negociada há quase 20 anos e avançou nos últimos meses.

“Ambos me reiteraram o interesse em vencer as últimas contendas para que o acordo Mercosul-União Europeia seja fechado no menor prazo. Na ocasião, eu também revelei meu empenho nessa direção”, disse Temer em sua página do Twitter.Ontem, Temer tratou do assunto, também por telefone, com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e com o presidente da Espanha, Mariano Rajoy. Segundo Temer, tanto Costa quanto Rajou deram garantia de que a União Europeia está empenhada em fechar o pacto comercial com o Mercosul.

A previsão inicial do governo brasileiro era de anunciar o acordo durante a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada no fim do ano passado na Argentina, mas a conclusão das negociações foi adiada para este ano devido a alguns pontos de divergência sobre a comercialização de alguns produtos e para que o bloco europeu analisasse algumas concessões sugeridas pelos países do Mercosul.

O objetivo do acordo é reduzir as barreiras comerciais entre os 28 países da União Europeia e os quatro integrantes efetivos do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, além dos países associados. A comissão europeia apontou avanços nas últimas rodadas de negociações e o governo paraguaio espera que o acordo seja pactuado ainda em março.

TEXTO/ DENISE GRIESINGER/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança